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terça-feira, 29 de março de 2011

The Future of Work: The Promise of the New Digital Work Society



Uma nova psicologia social está se desenvolvendo nos ambientes de trabalho de hoje, que não podem ser mais considerados presos a tempo, lugar ou papéis tradicionais. A noção de onde começa e termina uma corporação será muito diferente no futuro, de acordo com Robert Walker, CEO da Hewlett-Packard. 

The Future of Work: The Promise of the New Digital Work Society é um livro visionário que assinala um convincente retrato de como os novos ambientes de trabalho já estão tomando forma e criando um novo sistema para o modo como as pessoas pensam – e agem – o trabalho, seja em casa, em um escritório satélite ou um centro de operações. 

Isto atrai o fio cortante de pesquisa do Institute for the Study of Distributed Work, um líder internacional de estudos de ambientes de trabalho virtuais e outras tendências para o trabalho do futuro. 

Para todos os interessados em sociologia e psicologia do trabalho, este livro ajudará a estruturar as questões que necessitam ser respondidas agora. O autor Charles Grantham explora como os atuais movimentos em direção às corporações virtuais, a consolidação tecnológica das tradicionais funções de trabalho e o amadurecimento do emprego de meio turno irão continuar a modificar o relacionamento entre os trabalhadores e seus empregos ao redor do mundo.
Autor: Charles Grantham

The Cluetrain Manifesto: The End of Business as Usual



Como você classificaria um livro que começa com a saudação Pessoas da Terra? Enquanto os capitães da indústria podem entender isto como um mero caso de ficção científica, The Cluetrain Manifesto: The End of Business as Usual é definitivamente desta época. Apontando com sinceridade para a complexa rede solar corporativa norte-americana, os autores Christopher Locke, Rick Levine, Doc Searls e David Weinberger mostram como a Internet está virando os negócios de cabeça para baixo. 

Eles declaram que, graças ao fato de as conversações acontecerem em Web sites e mensagens, e em e-mails e chat rooms, empregados e consumidores têm encontrado vozes que questionam a tradicional hierarquia de comando-e-controle que organiza a maioria dos grupos corporativos de marketing. 

Mercados são conversas, escrevem os autores, e estas conversas estão se tornando mais rápidas e inteligentes que a maior parte das companhias. Na visão deles, o modesto relatório de serviços ao consumidor exerce mais poder e influência no mercado atual do que máquina PR nos escritórios. 

The Cluetrain Manifesto começou como um Web site (www.cluetrain.com) em 1999 quando os autores – que tinham trabalhado em diversas companhias como IBM, Sun Microsystems, Linux Journal e NPR – publicaram 95 teses que declararam o que eles sentiam como a nova realidade do mercado. Entre elas estão a Tese nº 2: Mercados consistem em seres humanos, e não em setores demográficos e Tese nº 62: Mercados não precisam falar para propagandistas e vendedores. Eles devem participar das negociações se posicionando atrás das paredes contra-fogo das empresas. (Harry Edwards)
Autores: Christopher Locke, Rick Levine, Doc Searls e David Weinberger 

Enterprise E-commerce



Para competir na economia digital emergente, 2 mil companhias globais irão precisar modificar seus modelos de negócios, repensar o modo como elas trabalham e estender seus processos internos de gerenciamento para os seus fornecedores, parceiros de comércio e consumidores. O livro Enterprise E-commerce – como um guia geral – trabalha com uma visão holística dos negócios e da tecnologia, permitindo a CEOs, COOs, CTOs, CIOs e times de desenvolvimento de projetos mover-se corajosamente em direção às iniciativas de comércio eletrônico.

Único livro entre muitos outros escritos sobre e-commerce e e-business, analisa os desafios e assuntos relativos à classe de empresas que praticam o comércio eletrônico – com uma infra-estrutura completamente nova para um modo de fazer negócios. A obra de Peter Fingar, Harsha Kumar e Tarun Sharma aborda as necessidades em larga escala, as aplicações críticas nas quais agilidade, segurança, capacidade de extensão, capacidade de atividade conjunta e integração com sistemas heterogêneos são fundamentais. 

O livro ensina, inspira ações e distribui percepções dos autores em trabalhos pioneiros de empresas como as que compõem o Fortune 1000, ncluindo GE, MasterCard e American Express. Esta é a única referência que os profissionais de negócios e tecnologia precisam para traçar a estrada à frente e agir decididamente.
Autores: Peter Fingar, Harsha Kumar e Tarun Sharma 

domingo, 13 de março de 2011

Paying with Plastic: The Digital Revolution in Buying and Borrowing



Para o bem ou para o mal, a maioria das pessoas possui no mínimo um dos 720 milhões de pequenos cartões plásticos que são utilizados todos os anos para completar os US$ 860 bilhões em importâncias de aquisição nas 15 milhões diferentes locações mercantis ao redor do mundo.

Este é um chamado distante do humilde início destes cartões de créditos, débitos e troca, os quais apenas algumas décadas atrás eram, de modo geral, bonificações oferecidas somente a consumidores de elite para a compra de requintadas refeições, quartos de hotéis, mercadorias de lojas de departamentos e produtos de companhias de petróleo.

Eles são, no momento atual, tão comuns e compõem uma parte integrante de nossa economia. Na realidade, alguns demandam aos cartões muito valor, uma situação que torna o livro Paying with Plastic: The Digital Revolution in Buying and Borrowing, de David Evans e Richard Schmalensee, muito mais interessante.

Evans – vice-presidente sênior do National Economics Research Associates – e Schmalensee – reitor da MITs Sloan School of Management – traçam a história destes cartões a partir das perspectivas do mercado e do consumidor neste surpreendente livro, que irá provar, de forma esclarecedora, a qualquer um que nunca admirou-se com a maneira como o dinheiro de plástico funciona.
Autores:David Evans e Richard Schmalensee

Industrializing Knowledge: University-Industry Linkages in Japan and the United States



Existe um intenso interesse público no papel das universidades como princípio de inovações científicas. Para melhorar ou compreender este papel, o livro Industrializing Knowledge: University-Industry Linkages in Japan and the United States, de Lewis Branscomb, Fumio Kodama e Richard Florida, compara os efeitos econômicos da pesquisa universitária no Japão e nos Estados Unidos – países com uma estrutura similar na economia e nas habilidades tecnológicas, mas diferentes quanto à cultura, tradição e moldes institucionais.

Agregando perspectivas históricas, sociológicas e industriais, o livro discute os mecanismos da interação universidade-indústria e como as políticas adotadas – que encorajam estas interações – podem atender necessidades regionais e nacionais.

Alguns resultados deste estudo comparativo são surpreendentes. Por exemplo, contrário a algumas suposições ou hipóteses comuns, a colaboração entre membros individuais da faculdade e colegas na indústria aparece como importante no Japão assim como nos Estados Unidos. O texto também transparece que o ritmo da mudança tecnológica, mais do que os incentivos do governo, é que coloca as universidades na posição de condutora das mais excitantes áreas do crescimento dos negócios.

Finalmente, ainda que as universidades sejam vitais para as redes que lideram a base de inovação do crescimento, a experiência registrada no Japão e nos Estados Unidos sugere que as políticas dirigidas para a transformação de áreas economicamente deprimidas – através da promoção de iniciativas com as universidades – são difíceis de implementar quando o ambiente para uma transformação econômica é fraco.

Lewis Branscomb é professor de Políticas Públicas e Administração Corporativa na Universidade de Harvard. Fumio Kodama é professor de Ciência, Tecnologia e Política no Centro de Pesquisa para Ciências Avançadas e Tecnologia da Universidade de Tóquio. Richard Florida é professor de Desenvolvimento Econômico e co-diretor do Centro para o Desenvolvimento Econômico da Universidade de Carnegie Mellon.
Autores:Lewis Branscomb, Fumio Kodama e Richard Florida