Mentes que visitam

domingo, 13 de março de 2011

Industrializing Knowledge: University-Industry Linkages in Japan and the United States



Existe um intenso interesse público no papel das universidades como princípio de inovações científicas. Para melhorar ou compreender este papel, o livro Industrializing Knowledge: University-Industry Linkages in Japan and the United States, de Lewis Branscomb, Fumio Kodama e Richard Florida, compara os efeitos econômicos da pesquisa universitária no Japão e nos Estados Unidos – países com uma estrutura similar na economia e nas habilidades tecnológicas, mas diferentes quanto à cultura, tradição e moldes institucionais.

Agregando perspectivas históricas, sociológicas e industriais, o livro discute os mecanismos da interação universidade-indústria e como as políticas adotadas – que encorajam estas interações – podem atender necessidades regionais e nacionais.

Alguns resultados deste estudo comparativo são surpreendentes. Por exemplo, contrário a algumas suposições ou hipóteses comuns, a colaboração entre membros individuais da faculdade e colegas na indústria aparece como importante no Japão assim como nos Estados Unidos. O texto também transparece que o ritmo da mudança tecnológica, mais do que os incentivos do governo, é que coloca as universidades na posição de condutora das mais excitantes áreas do crescimento dos negócios.

Finalmente, ainda que as universidades sejam vitais para as redes que lideram a base de inovação do crescimento, a experiência registrada no Japão e nos Estados Unidos sugere que as políticas dirigidas para a transformação de áreas economicamente deprimidas – através da promoção de iniciativas com as universidades – são difíceis de implementar quando o ambiente para uma transformação econômica é fraco.

Lewis Branscomb é professor de Políticas Públicas e Administração Corporativa na Universidade de Harvard. Fumio Kodama é professor de Ciência, Tecnologia e Política no Centro de Pesquisa para Ciências Avançadas e Tecnologia da Universidade de Tóquio. Richard Florida é professor de Desenvolvimento Econômico e co-diretor do Centro para o Desenvolvimento Econômico da Universidade de Carnegie Mellon.
Autores:Lewis Branscomb, Fumio Kodama e Richard Florida

Nenhum comentário:

Postar um comentário