Agregando perspectivas históricas, sociológicas e industriais, o livro discute os mecanismos da interação universidade-indústria e como as políticas adotadas – que encorajam estas interações – podem atender necessidades regionais e nacionais.
Alguns resultados deste estudo comparativo são surpreendentes. Por exemplo, contrário a algumas suposições ou hipóteses comuns, a colaboração entre membros individuais da faculdade e colegas na indústria aparece como importante no Japão assim como nos Estados Unidos. O texto também transparece que o ritmo da mudança tecnológica, mais do que os incentivos do governo, é que coloca as universidades na posição de condutora das mais excitantes áreas do crescimento dos negócios.
Finalmente, ainda que as universidades sejam vitais para as redes que lideram a base de inovação do crescimento, a experiência registrada no Japão e nos Estados Unidos sugere que as políticas dirigidas para a transformação de áreas economicamente deprimidas – através da promoção de iniciativas com as universidades – são difíceis de implementar quando o ambiente para uma transformação econômica é fraco.
Lewis Branscomb é professor de Políticas Públicas e Administração Corporativa na Universidade de Harvard. Fumio Kodama é professor de Ciência, Tecnologia e Política no Centro de Pesquisa para Ciências Avançadas e Tecnologia da Universidade de Tóquio. Richard Florida é professor de Desenvolvimento Econômico e co-diretor do Centro para o Desenvolvimento Econômico da Universidade de Carnegie Mellon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário