Mentes que visitam

terça-feira, 29 de março de 2011

The Cluetrain Manifesto: The End of Business as Usual



Como você classificaria um livro que começa com a saudação Pessoas da Terra? Enquanto os capitães da indústria podem entender isto como um mero caso de ficção científica, The Cluetrain Manifesto: The End of Business as Usual é definitivamente desta época. Apontando com sinceridade para a complexa rede solar corporativa norte-americana, os autores Christopher Locke, Rick Levine, Doc Searls e David Weinberger mostram como a Internet está virando os negócios de cabeça para baixo. 

Eles declaram que, graças ao fato de as conversações acontecerem em Web sites e mensagens, e em e-mails e chat rooms, empregados e consumidores têm encontrado vozes que questionam a tradicional hierarquia de comando-e-controle que organiza a maioria dos grupos corporativos de marketing. 

Mercados são conversas, escrevem os autores, e estas conversas estão se tornando mais rápidas e inteligentes que a maior parte das companhias. Na visão deles, o modesto relatório de serviços ao consumidor exerce mais poder e influência no mercado atual do que máquina PR nos escritórios. 

The Cluetrain Manifesto começou como um Web site (www.cluetrain.com) em 1999 quando os autores – que tinham trabalhado em diversas companhias como IBM, Sun Microsystems, Linux Journal e NPR – publicaram 95 teses que declararam o que eles sentiam como a nova realidade do mercado. Entre elas estão a Tese nº 2: Mercados consistem em seres humanos, e não em setores demográficos e Tese nº 62: Mercados não precisam falar para propagandistas e vendedores. Eles devem participar das negociações se posicionando atrás das paredes contra-fogo das empresas. (Harry Edwards)
Autores: Christopher Locke, Rick Levine, Doc Searls e David Weinberger 

Nenhum comentário:

Postar um comentário