Mentes que visitam

sábado, 29 de janeiro de 2011

Clicking Through


O livro Clicking Through: A Survival Guide for Bringing Your Company Online, de Jonathan Ezor, apresenta, no formato de um guia prático, as oportunidades geradas pelo ciberespaço para empreendedores. A Internet oferece um novo universo de possibilidades para os negócios, independente dos seus tamanhos. No entanto, com riscos mais significativos para as empresas menores, pois estas necessitam de um investimento maior. 

A maioria dos grandes negócios desenvolvidos na área possui um exército de peritos que manobram a logística de ambientes high-tech na Web, a distribuição da Internet e as iniciativas do marketing. Provisoriamente, as pequenas companhias ainda estão tentando decidir se mergulham neste ramo – inseguras sobre como avançar no novo terreno virtual. 

O autor Jonathan Ezor, um especialista em otimização de negócios da Internet, orienta como proprietários de pequenos negócios de ônibus e os gerentes devem ir para a linha de frente. O livro vai além dos princípios básicos. É o recurso prático final para os empreendedores que estão prontos para expandir e lucrar com o desenvolvimento da Internet – sem tornarem-se vítimas de armadilhas em potencial ou de responsabilidade. 

Clicking Through oferece orientações claras sobre como desenvolver uma estratégia total para a Rede: ligando-se a outros locais para promover um 
e-commerce mais abrangente, segurando edições do copyright e da privacidade, protegendo posse de conteúdos, negociando habilmente com vendedores, dominando as regras do comércio virtual e outros temas. 

Dos investimentos envolvidos em um negócio na Internet, os empresários não podem ser prejudicados por estarem desinformados a respeito dos riscos e das oportunidades que os aguardam no ciberespaço. 

O livro esclarece os empreendedores sobre negociação com vendedores técnicos e criativos, os prós e os contras do comércio eletrônico, conteúdos de Web site e copyright, como evitar responsabilidade relacionada à Internet, implementação de estratégias on-line, e estudos de casos reais que destacam situações de companhias.
Autor: Jonathan Ezor

Building Learning Communities in Cyberspace



O livro Building Learning Communities in Cyberspace: Effective Strategies for the Online Classroom, de Rena Palloff e Keith Pratt, oferece estratégias provadas de aprendizagem além da sala de aula e no ambiente on-line, focalizando-se na tarefa crítica de criar um sentido de comunidades entre os estudantes.

Os autores expõem suas experiências e percepções sobre o que é necessário para construir sentimentos de proteção e sentido da aprendizagem compartilhada entre estudantes e faculdades envolvidas em educação à distância mediada por computador, consistindo uma sistemática explicação sobre o que eles definem como pedagogia eletrônica.

A compreensão de Palloff e Pratt do sistema e assuntos específicos, abordando desde aspectos técnicos a éticos, faz do livro uma pesquisa valiosa para membros de faculdades, assim como os seus mentores e treinadores que trabalham ou planejam trabalhar com salas de aula eletrônicas.

Rena Palloff é sócia do Crossroads Consulting Group, que conduz uma pesquisa sobre as áreas emergentes de facilitação eletrônica. Ela também leciona na Universidade John F. Kennedy. Keith Pratt preside o Management Information Systems Program, da Universidade de Ottawa e também é sócio de Rena no Crossroads.
Autor: Rena Palloff e Keith Pratt

sábado, 22 de janeiro de 2011

DICA CULTURAL - II (O mundo das aparências)

O mundo das aparências




Joan Miró (1883-1983) certa vez afirmou que seu trabalho consiste em “representar com imaginação o mundo das aparências”. Para ele, uma escultura poderia estar, perfeitamente, retratada através de uma gravura. E é isso que acontece na série Miró escultor, que fica até 11 de fevereiro no Café do Porto (Padre Chagas, 293). 

São sete litografias (39,3cm x 20cm), todas assinadas e catalogadas, realizadas em 1974, na cidade de Barcelona. A série de imagens traz representações de sete locais e idiomas diferentes: Pérsia, Portugal, Itália, Japão, Suécia, Dinamarca e Inglaterra. 

A mostra é fruto de uma parceria com a Galeria Antic & Modern, de Barcelona, fundada em 2009, por um porto-alegrense, Ricardo Zielinsky, que vive desde 2005 na Espanha. Zielinsky explica que teve contato com as obras do artista através de uma parceria com algumas importantes galerias da Espanha, muitas em que Joan Miró havia trabalhado pessoalmente. Posteriormente começou as parcerias diretas com as principais editoras e fundações de obra gráfica de Miró. 

Cada peça exposta no local representa um país. “São sete países com seus idiomas que influenciaram de maneira diferente a obra de Miró”, afirma ele, completando: “A série, para alguns críticos, é uma forma de Miró protestar contra seu tempo de exílio da Espanha e também uma homenagem aos locais onde esteve e aos seus diferentes idiomas”, conclui. 

Miró foi um artista único. Ele próprio afirmava que jamais desenhou ou pintou algo que não existia, se colocando como um artista figurativo e não como um artista abstrato. “Como na concepção de Miró, ele representava o mundo como o sentia, através de seus olhos e sua imaginação, o figurativo em sua obra tem um sentido diferente de qualquer outro artista desta vertente, pois é o figurativo visto desde sua concepção de mundo e com seus íntimos panos de fundo”, justifica Zielinsky. 

Além de pintor e gravador, áreas onde obteve maior destaque, ele também atuou como escultor e ceramista e, no fim de sua vida, realizou algumas tapeçarias. Uma grave doença o levou a passar um longo período em Montroig, na Espanha, onde viveu no campo, e a paisagem da região foi uma das responsáveis pela influência na formação de sua linguagem plástica. Desde o início, o colorido intenso das pinturas o acompanhou, reduzindo, no final da vida, o uso de elementos como pontos, linhas, alguns símbolos e cor. Apesar de ser sempre um artista independente, ele “inicialmente teve influências expressionistas e cubistas. Depois, entrou em contato com o Dadaísmo e o Surrealismo. Daí evoluiu para a criação de uma obra mais ligada ao seu próprio eu, com certo distanciamento do real e uma forma e linguagem próprias”, explica Zielinsky. 

As belas criações do artista catalão estão à venda no local, por R$ 3 mil, emoldurada, e R$ 2,5 mil, sem moldura, cada uma. O organizador da mostra explica que a proposta da Galeria Antic & Modern é realizar uma ponte artística entre Brasil e Espanha, principalmente, levando artistas de renome internacional e novos talentos para perto do público. “Queremos criar um conceito de arte para todos, sem fronteiras. Trabalhamos com artistas mundialmente conhecidos, como Salvador Dalí, Antoni Tapies, Pablo Picasso, Miles Aldridge, David Lachapelle, entre outros”, diz Zielinsky, que também mantém no espaço nomes gaúchos como Vasco Prado, Alice Bruegmann, Alice Soares, Eduardo Vieira da Cunha e Marina Haman. “A ideia é deixar evidente que a força e a suavidade podem andar de mãos dadas em perfeita harmonia”, comenta sobre as obras do artista. 

Tome Nota

Exposição Miró escultor no Café do Porto (Padre Chagas, 293 - PoA)
Visitação acontece até 11 de fevereiro, de domingo a quarta, das 8h às 23h, e quinta a sábado, das 8h às 24h.
A entrada é franca.
Fonte: Michele Rolim / Jornal do Comércio

The E-business (R)evolution



O livro The E-business (R)evolution é um completo manual e guia para qualquer planejamento de e-business efetuado por empresários e executivos da área. A obra de Daniel Amor inicia pela compreensão das seis fases do e-business que circulam desde o Oi, eu estou on-line até o Um mundo – um computador.

O leitor pode definir onde se encontra hoje e onde estará daqui alguns anos em termos de comércio eletrônico. Amor constrói casos para explicar o e-business e o e-commerce, ensinar a escolher as tecnologias certas, evitar as armadilhas legais do e-business e outros.

A abrangência do livro inclui:

Planejamento para e-business: sistemas de escritório, escolha de tecnologia, ISPs e arquitetura

Marketing que funciona: personalização, conteúdo, afiliados, localização, promoção, propaganda, dimensões e outros.

Construindo sites difíceis: como atrair e reter clientes

Pesquisa de equipamentos, agentes inteligentes e outros

Compras na Internet, obtenção de tecnologias de operações e as implicações empresariais do processo

O que você precisa saber sobre segurança na Web
Daniel Amor oferece perspicácia na significação de cada nova tecnologia de e-business, da aplicação de servidores da rede para XML e pesquisa para chat da Internet.

O autor também prevê a era da rápida penetração dos computadores, na qual tudo e todos estarão conectados e a análise das implicações deste fato para o mundo dos negócios. Qualquer que seja o seu papel no planejamento, desenvolvimento, e gerenciamento de soluções de e-business, o livro The E-Business (R)evolution é um recurso incomparável. 

Autor:Daniel Amor

Interface Culture: How New Technology Transforms the Way We Create and Communicate



É raro encontrar livros sobre Internet que sejam tão convincentes, justos e criteriosos como Interface Culture – How New Technology Transforms the Way We Create and Communicate.

Enquanto Birkert e Negroponte giram em torno de fábulas de um só lado, que mais parecem diálogos de personagens em uma utopia ruim de ficção científica, Steven Johnson usa um intelecto afiado, aliado a técnicas de leitura de Nietzsche e Derrida para, desprovido de jargões desnecessários, mostrar como as relações com os computadores transformaram nossas vidas.

Em exemplos atualizados, Johnson apresenta um convincente caso a respeito das mudanças culturais, tão importantes quanto as transformações que acompanharam a ascensão da escrita ou a queda da igreja. 

Autor:   Steven Johnson