Mentes que visitam

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

New Rules for the New Economy



Existe o alarde e existe a Internet. O abrangente surgimento da World Wide Web e a idéia de uma economia de rede estabeleceram um novo recorde para o excesso em campanhas superaquecidas de marketing, artigos ofegantes em jornais e revistas e mercados financeiros instáveis. De seu pedestal de fundador e editor da revista Wired, Kevin Kelly tem sido há muito tempo um dos principais alardeadores da Nova Economia. Em New Rules for the New Economy, Kelly tenta encapsular as características dessa ordem econômica emergente, estabelecendo 10 regras de como o mundo conectado opera. O resultado é uma estonteante, e às vezes confusa, mas sempre instigante visão do comportamento das redes e seu efeito em nossas vidas econômicas. Na raiz dessa revolução de redes, está a comunicação. Como escreve Kelly: 


A comunicação é a base da sociedade, de nossa cultura, de nossa humanidade, de nossa própria identidade individual, e de todos os sistemas econômicos. Eis o porquê de as redes serem tão importantes. A comunicação está tão próxima da cultura e da própria sociedade que os efeitos do uso de tecnologia vão além de um mero ciclo do setor industrial. A comunicação, e seus computadores aliados, é um caso especial na história econômica. Não por ser casualmente o principal setor de negócios da moda de nossos dias, mas por seus impactos culturais, tecnológicos e conceituais repercutirem na raiz de nossas vidas. 


A genialidade de Kelly está em sintetizar grandes volumes de informação de formas únicas e interessantes. Sua habilidade de cunhar uma frase está refletida nos nomes que dá às suas 10 regras, que torna esse livro um prazer de ler. Algumas, por exemplo, são: Abrace a Multidão: O Poder da Descentralização (Regra 1); Nenhuma Harmonia, Tudo Corrente: À Procura do Desequilíbrio Sustentável (Regra 8); e Largue no Topo: Após o Sucesso, a Devolução (Regra 6). Algumas de suas idéias têm um tipo de não-aderência, que as torna evasivas e difíceis de avaliar. Mas tudo bem. Da mesma forma que outros previsores do futuro - como Alvin Toffler e John Naisbitt vêm à mente - o trabalho de Kelly é imaginar um mundo novo. Longe de ser um alarde, New Rules for the New Economy é leitura necessária a qualquer um que esteja pensando em negócios no futuro não tão distante.
Autor: Kevin Kelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário