Mentes que visitam

sábado, 8 de janeiro de 2011

InfoSense: Turning Information into Knowledge


Informação. Esta é a definição de tudo o que está situado entre o novo padrão de riqueza e o bloco fundamental de edificação do universo. Não importa onde vivemos ou qual é o nosso trabalho, a informação é onipresente em nossas vidas e muitos são influenciados por ela diariamente. Poucos sabem diferenciar informação de meros resumos de dados, conhecimento real ou comunicação que valha a pena. Poucos sabem o sentido disto.

No livro InfoSense, de Keith Devlin - um reconhecido matemático e popular escritor de ciência –, é apresentado ao leitor como tornar útil este fluxo constante de informação que está ao nosso redor todos os dias. Na opinião de Devlin, entender a diferença entre dados, informação e conhecimento é o ponto crucial deste processo. Explorando a natureza de cada um dos campos, e descrevendo o que os distingue uns dos outros, o autor mostra como os negócios e indivíduos podem ser beneficiados com um melhor gerenciamento de toda esta informação. Usando linguagem clara e sem termos técnicos, embasada em diagramas e relatos da vida real, Devlin aponta exemplos importantes e de longo alcance neste assunto, tais como:

Porque as pessoas, e não os computadores, constituem o modo mais eficaz para transferir conhecimento.

Como fatores sociais e culturais influenciam o trabalho.

As regras veladas da comunicação cotidiana.

Como conduzir uma reunião para alcançar o objetivo proposto.

Como evitar a falta de comunicação.
A partir do momento em que a informação torna-se o único e mais valioso recurso das indústrias, a chave para o sucesso está na habilidade do ser humano de administrar esta mesma informação. Com InfoSense, Keith Devlin oferece um modo fácil e acessível para não só aprender como gerenciar isto, mas usar esta ferramenta para viver e trabalhar prosperamente na Era do Conhecimento.
Autor:   Keith Devlin                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário