Mentes que visitam

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Proteja-se (ou livre-se) do vírus que infectou 250 milhões de PCs

O chamado "Fireball" é umm adware; entenda o que é isso

Um novo malware tomou o mundo de assalto nesta semana. Batizado de "Fireball", o vírus infectou mais de 24 milhões de computadores no Brasil, e pelo menos 250 milhões no mundo. Trata-se de um adware - programa que roda aqueles anúncios sem autorização do usuário, deixando o computador lento.

O xis da questão é que o software foi programado para controlar completamente os navegadores Chrome, Firefox, Safari, Internet Explorer. Após tomar o brower, o malware cria uma espécie de espelho, que permite aos hackers visualizar tudo que é feito no PC infectado e está hospedado pelo "Fireball".
Ou seja, se o usuário acessar sites e serviços que exijam senhas, elas ficarão vulneráveis, como redes sociais, banco, arquivos na nuvem. O primeiro passo para se proteger é utilizar anti-vírus para detectar se o malware está no computador. Programas como Avast, Avira e AGV estão atualizados para encontrá-lo.
Outra forma, é reparar se há alguma diferença nos navegadores, como novas extensões, ou páginas favoritas ou até se algum navegador foi baixado para a máquina. Em caso positivo, mude todas as suas senhas usando uma máquina não infectada. Se encontrar programas estranhos instalados delete-os e passe um anti-vírus. Como lembra o Olhar Digital, o sistema operacional da Apple também está suscetível ao "Fireball". Apenas o Linux não foi infectado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário