Mentes que visitam

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Um Brinde à Transição de Carreira!

O título não é uma ironia, muito menos uma brincadeira de mau gosto! Mas sim a celebração de um profissional que passou pela transição de carreira e soube utilizá-la como um dos momentos de maior crescimento e autoconhecimento da vida (profissional e pessoal)! São 2 os objetivos principais deste texto: Inspirar pessoas que estão em momento de transição e Compartilhar aprendizados que considero fundamentais para todos os profissionais, estando ou não em transição. Reitero, são opiniões pessoais de um profissional que passou pela transição.
Antes de começar a leitura, é preciso que você respire e limpe sua mente. Esta leitura deve ser feita sem conceitos pré-concebidos. Respirou? Feito? Vamos lá!

1) A Fossa

A seguinte situação, inspirada na figura ao lado, será a base da nossa reflexão. No dia anterior, tudo parecia normal, mas hoje, de repente, você desperta em um lugar escuro, frio, sozinho e repleto de gelo. Neste mesmo lugar, existe uma grande depressão, uma grande fossa à sua frente. O que você fará? 
Este é o principal momento (para a superação) da transição de carreira, sem dúvidas!
Algumas pessoas escolhem sentar à beirada da fossa, se perguntar "Por quê eu?" e se lamentar. Algumas relutam: descem um pouco, desacreditam e voltam, para ver se realmente aquela situação é verdadeira. Algumas outras escolhem descer a fossa devagarzinho e, quando chegam bem no fundo, não encontram forças para subir. Estas tentativas são em vão! Cuidado! Você pode transformar a sua transição em estagnação de carreira! Go ahead!
Neste momento, o melhor a se fazer é aceitar a fossa e enfrentá-la! Chore e lamente, se for preciso. Coloque suas angústias para fora, mas enfrente-a. Pegue seu par de esquis e supere esta depressão fria!
"Mas Hugo, eu nunca esquiei antes!". Meus caros, eu também não. Mas tive que aprender. Somos seres pensantes e capazes de superar obstáculos e desafios com força de vontade e persistência. E, apesar de eu ter dito que você havia despertado sozinho, quando você aceita a fossa, você percebe que na verdade você não está. Há mais pessoas como você e há também pessoas que genuinamente querem te ajudar a sair de lá! Neste momento, se você conhece ou tem alguém que pode te ensinar a esquiar, peça socorro!
Foi fundamental na minha trajetória o apoio da minha família e dos meus amigos! Nos momentos de crise, se nos permitirmos, descobrimos tantas coisas maravilhosas. Esta é uma delas. Apenas alguns sabiam esquiar, mas todos sabiam me incentivar na superação da fossa. Energia positiva!
Além disso, eu fui um presenteado pelo meu antigo empregador com um processo de outplacementEste processo foi essencial para a manutenção do pensamento positivo! Durante ele, encontrei várias pessoas na mesma situação que eu e nos demos muita força. Estive amparado por um grupo de profissionais de RH extremamente competente e preparado. Foram muitas palestras e bate papos, além de uma Coach sensacional e inspiradora. Tive craques do esqui me ensinando e motivando a encarar a fossa de frente. Aqui registro, mais uma vez, meu Muito Obrigado!
Caso você esteja passando por um processo de outplacement, aproveite-o ao máximo! Caso não, aproxime-se de profissionais preparados e que já passaram por situação similar. Não tenho dúvidas, estes profissionais estarão repletos deGratidão (como eu estou) e te ajudarão.
Aceite a fossa, enfrente-a e supere-a!

 2) O Planejamento

Parabéns, você superou a fossa! Basta esperar que a sua recolocação vai chegar? NÃO! Você acabou de superar uma etapa fundamental, mas não a única. Como você vê na figura ao lado, tudo que você vê à sua frente é gelo e frio! Não pare. Continue sua caminhada.
É hora de se planejar para enfrentar o próximo período!
Não sabemos o que virá exatamente à frente. O tempo de retorno ao mercado é variável. Para que este período seja ameno e de paz, é necessário um ótimo planejamento financeiro e profissional, nesta ordem.
Quando somos desligados, um dos sentimentos que mais incomodam é o seguinte: não tenho dinheiro para mais nada. Calma! Você tem sim. Tem FGTS mais 40% de multa, saldo a receber do antigo empregador (salário, férias, 13º, entre outros), seguro desemprego e a suas reservas financeiras (caso você não tenha esta reserva, faça-a assim que possível). Além disso, é hora de separar o essencial do supérfluo. Neste momento, uma contenção de gastos pode estender suas reservas e te dar um fôlego maior.
Caso você não tenha feito seu planejamento financeiro, você não terá paz e tranquilidade para planejar e executar suas atividades de retorno ao mercado!Tabela montada, cálculos feitos e acompanhamento constante dos gastos? Pronto, você já sabe seu fôlego. Quanto tempo tem para voltar ao mercado. Você está pronto para executar seu Plano de Ação.
Seu Plano de Ação é o seu planejamento para voltar ao Mercado, mais do que isso, voltar numa posição e em uma empresa que você deseja. Quais são os movimentos que você deve fazer? Saiba que procurar emprego é uma profissão. Você vai ter que se dedicar horas e horas na frente do computador em Linkedin, portais de emprego, sites de empresas, contatos com consultorias de R&S e outros potenciais empregadores. Pontos fundamentais de um bom Plano de Ação são: levantamento dos seus diferenciais no mercado, preparação de um currículo efetivo, definição de empresas alvo, cadastro do currículo em sites diversos, preparação para entrevistas e networking (ao qual dedicaremos uma seção).Apenas o envio de currículos descontrolado não costuma ser eficaz. Arrisco-me a dizer que, na maioria dos casos, o tempo que você tardará a se recolocar está diretamente relacionado à sua dedicação para planejar e executar seu Plano de Ação.
Primeiro, o planejamento financeiro. Depois, o Plano de Ação.

3) O Tempo

Com o seu planejamento feito, você já se movimenta e começa a enxergar um lampejo de céu mais claro à sua frente. Você começa a sair do terreno frio. Agora é hora de continuar a jornada e falar de algo novo para você: ter tempo! Na correria, muitas vezes nos esquecemos de como ele é precioso!
Administre bem seu tempo!
No tópico anterior, você deixou tempo livre e disponível para você no seu Plano de Ação? Se sim, parabéns! Se não, refaça-o! Porque logo mais você se recolocará e você terá muito menos desta preciosidade de novo. Além disso, é fundamental um equilíbrio. Não seja displicente  ou preguiçoso, mas também não se exija tanto.
Curta a sua família, leve seu filho na escola, passeie no parque com seu cachorro, vá na padaria às 10h da manhã, vá ao mercado às 16h, fuja das filas. Mesmo trabalhando na minha recolocação entre 5 e 6 horas diárias, eu pude aproveitar muito este período. Descobri e redescobri tanta coisa bacana. Isto me fez mais leve!
Invista tempo nos seus hobbies. Eu, por exemplo, cozinhei diversos dias no almoço. Que satisfação poder servir àqueles que amo com algo feito com carinho e amor! Também saí pra tomar sorvete à tarde, pus minha agenda social em dia. Nossa, inumeráveis coisas maravilhosas eu fiz com uma boa administração do meu tempo! Faça como eu e recarregue suas baterias.
Estabeleça um equilíbrio: ações para voltar ao mercado x lazer.

4) O Corpo

Veja onde você já está: sob o céu azul! Você olha para trás e "Cadê a fossa?". Você vai se aproximando do momento em que deixará de vê-la (jamais esquecê-la, ela foi um grande aprendizado). Para continuar executando seu Plano de Ação, é hora de cuidar do seu templo.
Cuide do seu corpo!
Você já esquiou e correu no gelo, mas você precisa de ainda mais força e energia até se recolocar. É necessário estabelecer o equilíbrio entre mente e corpo. Sem este equilíbrio, seu corpo não vai se sustentar para colocar em prática todas as atividades estabelecidas no seu Plano de Ação.
Eu sempre me exercitei e me alimentei bem, mas nos últimos dois anos, no meu último emprego, eu havia parado absolutamente com tudo devido ao alto volume de viagens. A consequência foram 5kg a mais, além do surgimento de alguns incômodos que não tinha antes. Nada mais do que o reflexo de quem eu estava sendo. Já aconteceu algo parecido com você?
Pratique atividades físicas. Corra, caminhe, nade, vá à academia, jogue futebol, o que seja, mas Movimente-se. Até mesmo porque ficar horas parado em frente ao computador exigirá bastante da sua postura e do seu corpo. Existem muitas possibilidades de se exercitar sem gastar, dinheiro não pode ser desculpa.
Não abuse das gordices. Deixe as frituras, guloseimas e afins para situações pontuais. Tenha disciplina alimentar. Beba bastante água, principalmente neste calor que muitos de nós, no Brasil, estamos passando.
Faça atividades físicas e alimente-se bem!

5) Networking

Cada vez mais rápido e cada vez mais distante do frio e do gelo. Tempo bem administrado, corpo e mente bem, chegou a hora de falar do item mais importante (na minha opinião) do Plano de Ação. A realização de um Networking Efetivo. Este foi um grande desafio para mim.
Networking x Interesse
Quando eu estava no meu antigo empregador, eu vivia intensamente aquela realidade (o que é ótimo), entretanto, eu me esqueci de que havia um mundo fora daquele ambiente (o que é péssimo). Quando fui desligado, eu percebi que tinha uma rede forte entre os profissionais que estavam no meu antigo empregador. Entretanto, tirando meus amigos pessoais, eu não cuidava bem da minha rede profissional que estava muito fragilizada.
Ter que fazer networking neste momento, sinceramente, me doeu. Na minha opinião, é necessária muita "cara de pau" para entrar em contato com aquele antigo colega de trabalho depois de bastante tempo. Eu tive que ter e tive, mas senti vergonha. De qualquer modo, obrigado a você que está lendo esta mensagem e me respondeu! Foi o preço que tive que pagar por não ter um networking efetivo antes.
Aos trancos e barrancos, também apendi que networking não é enviar currículo. A minha impressão é que, mesmo que você se apresente, anexar o currículo na primeira mensagem não é bem visto. Pois não parece networking, parece interesse. Networking é se relacionar e construir relações ganha-ganha com seus companheiros. É doar e receber, simultaneamente. Mais um aprendizado que tive na dor.
 E não existe uma receita pronta para fazer um bom networking. Mas se eu pudesse dar apenas um único conselho seria: Coloque-se no lugar do outro.Quando você fez isso, você se viu ganhando também? Se sim, continue! Se não, melhor repensar.
Networking é estabelecer uma relação ganha-ganha!

6) Antes x Depois

Olhando a imagem acima fica claro porque eu propus um Brinde à Transição de Carreira. Eu sou uma pessoa e um profissional ainda mais capaz depois desta experiência. Eu soube administrá-la e transformá-la em um dos momentos mais ricos da minha carreira. No meu antigo empregador, eu excedia as expectativas, era High Potential, me relacionava bem com todos, mas não tinha (ou não me importava) todos estes conhecimentos.

7) Resultado

O resultado é que depois de 2 meses recarregando minhas baterias mais 2 meses e meio de elaboração e execução do meu Plano de Ação, eu vejo o Sol! Estou de volta ao Mercado começando na próxima segunda, dia 11/04, em uma Companhia que era meu foco. O resultado é apenas uma consequência de todas as ações que descrevi acima. Você tem que estar e se sentir pronto para poder voltar ao mercado.

8) Conclusões

 A carreira é sua, não da empresa. Cuide bem dela!
Cuide do seu corpo, da sua mente, do seu tempo e das suas economias!
Busque sempre seu autoconhecimento, seja autocrítico e supere seus limites!
Tenha seu Networking aquecido, independente do seu momento profissional!

9) Agradecimento e Contribuição

Eu gostaria de agradecer a você que foi paciente e conseguiu chegar até o final deste texto! Espero que tenha sido produtivo. Além disso, gostaria, de alguma forma, de devolver à sociedade todos os ganhos, suporte e aprendizados que tive durante este período. Se você achou o texto interessante  e tem alguém na sua rede que pode aproveitar dele também, peço encarecidamente que interaja com esta publicação (curta, comente ou compartilhe) ou encaminhe-o diretamente a quem você acha que pode agregar.
Os meus desejos mais sinceros é que você, em transição, possa o quanto antes trilhar sua trajetória e se recolocar (supere a fossa e seja efetivo)! E que você, que está no mercado, faça o que eu não fiz: aprenda e absorva a maioria destes pontos enquanto está no mercado. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário