Mentes que visitam

sexta-feira, 8 de abril de 2016

5G: o que vem por aí com essa tecnologia?


Após a tecnologia 4G que já é uma realidade (ainda que aos trancos e barrancos no Brasil), os celulares ganharão, dentro de alguns anos, acesso a uma conexão verdadeiramente rápida. Mas o potencial dessa tecnologia ainda não é totalmente conhecido. Segundo os provedores dessa tecnologia, o 5G deverá chegar ao mercado no final dessa década. Pelo menos essa é a expectativa.
Em um evento recente sobre a tecnologia que contou com a participação de grandes nomes da indústria, a Nokia fez uma demonstração apresentando a sua visão sobre o 5G. A visão da empresa inclui alguns aspectos bem interessantes: o 5G vai tornar os carros muito mais seguros para dirigir; os replays instantâneos serão mais “instantâneos” e  os médicos serão capazes de realizar uma cirurgia, utilizando robôs sem fios.
E o melhor de tudo: o 5G será rápido, MUITO rápido!
A Nokia afirma que testou uma conexão 5G com velocidade de download de 30 gigabits por segundo. Isso é mais de 1.000 vezes mais rápido do que a conexão 4G. Obviamente que tais velocidades são conseguidas em testes realizados em laboratórios, com ambientes controlados e que, no mundo real, há muito pouca chance de nossos telefones atingirem essa velocidade. Obstáculos tais como árvores, prédios e a distância entre o celular e as torres, além dos vários acessos simultâneos de clientes acabam por influenciar, diminuindo a velocidade de conexão.
Ainda assim, a indústria das conexões sem fios aposta que o 5G será muito rápido: 10 a 100 vezes mais rápido do que 4G, de acordo com AT&T.
Estas velocidades mais rápidas, também permitirão que mais clientes se conectem ao mesmo tempo, dando à rede de maior capacidade e tornará o ato de fazer ligações mais confiável. A evolução da tecnologia é impressionante e as expectativas são ótimas (veja a imagem seguinte).

Transmissões de vídeo

O acesso às transmissões de vídeo em tempo real sofreria uma melhoria significativa. Seria possível assistir uma partida de futebol ou a um concerto ou show, diretamente na tela do celular com qualidade 4K impressionante (o que corresponde a uma imagem cerca de 4 vezes melhor que a HD). Seria possível até escolher em tempo real diferentes ângulos de câmeras e assistir a tudo sem engasgos.

Carros autônomos

Os carros autônomos (sem motoristas) em teste hoje são alimentados por redes sem fio, dessa forma, estão sujeitos à latência (atraso) na transmissão de dados entre os sensores do carro e sua “central de dados”. Quando os carros autônomos e o 5G se tornarem uma realidade, eles terão que identificar um obstáculo e, imediatamente, comunicar à sua central que poderá receber instruções diretamente da nuvem, sem “nenhuma” latência.  Caso contrário o carro poderia deixar de funcionar.
A latência ultrabaixa é justamente uma das promessas da tecnologia 5G, promovendo uma comunicação sem fios ininterrupta para os carros autônomos. Isso pode melhorar drasticamente a segurança dos veículos e ajudar a diminuir os congestionamentos.

Cirurgias

Os instrumentos cirúrgicos robóticos podem ser máquinas extremamente úteis para os médicos. Mas eles precisam responder em tempo real, à medida que médico emite um comando.

Indústrias

O mesmo vale para os robôs que atuam na fabricação de objetos complexos e que precisam se comunicar instantaneamente com outros robôs na linha de montagem. Neste cenário a baixa latência do 5G deve permitir que os robôs, em rede, executem tarefas ainda mais complexas no futuro.

Realidade Virtual

Outra área que se beneficiará é a Realidade Virtual. Quando você coloca um óculos de realidade virtual , você pode "entrar" num mundo virtual com outras pessoas. Você pode interagir com eles, participar de jogos e até mesmo participar de uma reunião, virtualmente.  
Com 5G, a Nokia acredita que os usuários de realidade virtual serão capazes de colaborar como se estivessem no mesmo local físico. A tecnologia pode dar início a uma nova era de jogos de vídeo e colaboração remota.  O vídeo seguinte mostra um cenário de jogos no contexto de realidade virtual,e se aliarmos a questão da comunicação 5G o potencial fica bastante evidente.

Segundo a Nokia, o que se pode afirmar é que o 5G vai dar origem à uma nova fase de possibilidades humanas, provocando a automação de tudo. Esta automatização, impulsionada por uma rede inteligente, invisível, permitirá criar novas empresas, dar origem a novos serviços e, finalmente, deixar mais tempo livre para as pessoas (ou não).
********
Por: Patrick Pedreira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário