Mentes que visitam

domingo, 18 de outubro de 2015

Educadores: transformadores do mundo.

O filósofo István Mészaros escreve no livro "Educação para além do capital" que...
"A educação institucionalizada, especialmente nos últimos cento e cinquenta anos, serviu – no seu todo – ao propósito de não só fornecer os conhecimentos e o pessoal necessário à maquinaria produtiva em expansão do sistema capitalista, mas também o de gerar e transmitir um quadro de valores que legitima os interesses dominantes, como se não pudesse haver nenhum tipo de alternativa à gestão da sociedade."
Um parabns pra quem transformar o mundo os educadores
Eu sempre faço uma diferença entre Professores e Educadores.
Não gosto dos primeiros, pois esta coisa de professor me parece coisa de ditadura, de gente que professa: uma verdade, um modo de vida etc;
Gosto dos segundos, pois educar é antes de tudo servir de exemplo - que é uma coisa extremamente complicada - e caminha lado a lado com seu discípulo, sem tirar deste a liberdade de pensar por outros caminhos. Gosto do termo educador pois é o mesmo que Pedagogo. E pedagogo, no seu termo grego paidós (criança) e agodé (condução) significa condutor de crianças, aquele que ajuda a conduzir o aprendizado destas. Ajuda a conduzir, mas não impõe.
Um parabns pra quem transformar o mundo os educadores
O Educador não deixa que o espírito de criança morra... A criança: Nietzsche dizia que o "ser criança é a última fase da metamorfose do espírito", isto porque a criança nunca se prende às convicções - que são prisões e que pessoas que professam ideias adoram... - e nunca deixa de se maravilhar com as infinitas possibilidades da vida. Como bem disse Nietzsche: "Tu dizes que eu precisaria ser teu professor! Cuida que eu seja a tua asa, e não a tua trava"
Que o mundo seja repleto de gente que entenda o grande educador brasileiro Rubem Alves aconselhou:
O papel do educador é ensinar o aluno a pensar, provocando a inteligência e a curiosidade natural da criança e do adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário