Mentes que visitam

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O aprendizado é uma maratona, e não uma corrida de velocidade

Como em uma maratona, o aprendizado verdadeiro requer um longo período. 

E, se você queimar toda a sua energia no começo, não vai conseguir chegar ao final.

Quem me disse isso foi um Juiz Federal quando eu perguntei a ele que dica ou conselho ele poderia me dar sobre estudo para concurso público (na época, eu estagiava no Juizado Especial Federal).
[Artigo originalmente publicado no blog Adblogando.]
O aprendizado uma maratona e no uma corrida de velocidade
Como em uma maratona, o aprendizado verdadeiro requer um longo período. E, se você queimar toda a sua energia no começo, não vai conseguir chegar ao final. Então não estude feito louco na primeira semana! Você deve equilibrar suas atividades, marcar o passo, não esquecer de respirar...
Ao estabelecer a sua rotina de estudos, deixe um tempinho para cuidar de você mesmo. Não deixe a sua saúde física e mental em segundo plano. Por exemplo: tirar meia horinha por dia para fazer um exercício físico leve vai fazer tão bem que vai compensar essa meia hora a menos de estudo: sua mente vai render mais.
Estude constantemente e em quantidades moderadas. Sempre aprenda a matéria anterior para então seguir para a próxima. Não deixe acumular! Estude conforme o tema for sendo ensinado.
Isso também serve para quem está cursando faculdade (ou, até mesmo, a escola). Não deixe para estudar tudo de última hora. Você NÃO vai aprender de verdade e, o pouco que aprender, vai esquecer logo depois. E, quando você precisar disso mais para frente, não vai lembrar.
“Ah, DUVIDO que você nunca tenha feito isso”. Claro que já fiz, por isso que eu sei que não resolve. É normal deixar boa parte do estudo para o momento perto da prova. O que você não pode é querer APRENDER tudo antes da prova. Este momento é para revisão, é para pegar o que você já sabe e fixar no cérebro.
Então é isso: tenha consciência de que seu corpo precisa se recuperar, dê esse tempo a ele, mas não use isso de desculpa para ficar folgado! Estabeleça uma rotina séria de estudos, divida bem seu tempo e, o mais importante, estude sempre!
E, para quem está estudando para concurso público, convido a baixar gratuitamente o ebook elaborado pelo ex-Defensor Público Gerson Aragão, que ensina como estudar de forma estratégica para Concursos PúblicosNele, o autor ensina algumas técnicas inusitadas de estudo que eu considerei muito interessantes.
ATENÇÃO: a republicação deste artigo só é permitida se mantidos TODOS os links originais.
Especialista em Direito Previdenciári

Nenhum comentário:

Postar um comentário