Mentes que visitam

terça-feira, 24 de junho de 2014

Facebook cria Login Anônimo para proteger privacidade do usuário

Na conferência f8, empresa mostrou novos recursos do login social que permitem selecionar o tipo de dados compartilhados com terceiros
O Facebook anunciou hoje, durante sua conferência anual para desenvolvedores móveis, a f8, recursos para seu sistema de Login Social que ampliam as opções de proteção de privacidade dos usuários ao usarem suas credenciais do Facebook (quer dizer, login e senha) para entrar outros sites ou instalar apps móveis de terceiros.
São três as novidades na área de privacidade que, segundo a empresa, estão em teste e serão liberadas só em 2015:
1 - O novo Anonymous Login: Um novo recurso que permite ao usuário fazer o login numa app ou site de forma anônima, sem compartilhar seus dados pessoais do Facebook;
Atualmente, ao usar o recurso de Login Social do Facebook para entrar em um app ou site externo, o usuário não consegue controlar o tipo de informação que compartilha.
Os desenvolvedores das apps ou dos sites decidem que tipo de informação pessoal do Facebook eles vão captar para si.
Com o recurso de Anonymous Login, as pessoas poderão entrar usando seu login e senha do Facebook optando por não compartilhar nenhum dado pessoal com o o dono da aplicação o do site. O recurso, no entanto, terá de ser oferecido pelo site ou desenvolvedor do aplicativo móvel, que poderá optar por ter os dois tipos de login (tradicional e anônimo) ou apenas o tradicional.
2 - Mudanças no login do Facebook: uma nova versão de login na rede social que vai permitir às pessoas escolherem que tipo de dados querem compartilhar, incluindo sua lista de amigos, sua data de aniversário ou seus likes, entre outros dados;
3 - Novo desenho para o Painel de Controle: Uma nova central de controle e gestão de apps para os usuários;
Segundo o Facebook, em 2013 foram feitos 10 bilhões de logins sociais pelos usuários do Facebook.
A questão é que o login social permite que o próprio Facebook capture mais dados pessoais sobre os usuários, como suas preferências de compras, hábitos de navegação e uso de aplicativos móveis. O Facebook usa a informação coletada para entregar publicidade segmentada dentro de sua rede, que é a grande fonte de receita da rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário