Mentes que visitam

sábado, 14 de maio de 2011

The Social Life of Information



Quantas vezes o seu PC deu pane hoje? Enquanto a hoje famosa lei de Gordon Moore, que projetava que a potência dos computadores dobraria a cada 18 meses, mais do que se verificou, é uma pena que uma trajetória similar projetando a confiabilidade e utilidade de toda esta potência também não tenha ocorrido. Os avanços da tecnologia de informações são freqüentemente medidos em números de megahertz, processamento e largura de banda - mas para muitos de nós, a experiência destes avanços pode ser melhor medida em horas de frustração.

O fosso entre o alarde da Era da Informação e a realidade é freqüentemente largo e profundo, e é neste fosso que John Seely Brown e Paul Duguid mergulham. Não que estes caras sejam contra a tecnologia - longe disto. Brown, o cientista-chefe da Xerox e diretor do centro de pesquisa de Palo Alto (PARC), e Duguid, historiador e teórico social que também trabalha na PARC, medem como a tecnologia da informação interage e se entranha no tecido social. Eles escrevem, O design tecnológico freqüentemente visa a superfície da vida. Lá, sem dúvida, acerta muitos tiros valiosos. Mas tais sucessos podem cegar os designers às dificuldades de desafios mais difíceis - primariamente os recursos que ajudam a inserir profundamente em nossas vidas certas formas de fazer as coisas.

Os autores lançam seu olhar nas muitas tendências e idéias proferidas por entusiastas da informática através dos anos, tais como agentes de software, ainda muito longe da inserção prevista no cotidiano; a cabana eletrônica sobre a qual Alvin Toffler escreveu há 20 anos e que ainda está por se tornar totalmente real; e o aumento do gerenciamento do conhecimento e os desafios que este enfrenta ao tentar gerenciar como as pessoas trabalham e aprendem no seu ambiente de trabalho. Seu objetivo não é fazer um julgamento, mas ajudar a reduzir a visão de túnel que impede que os tecnólogos vejam o contexto social maior em que suas idéias devem, no final, habitar. O livro The Social Life of Information é uma leitura inteligente e desafiadora que deve estar na prateleira de qualquer um que esteja tentando inventar ou entender o novo mundo da informação.



Autor:John Seely Brown e Paul Duguid                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário