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sábado, 14 de maio de 2011

Common Knowledge: How Companies Thrive by Sharing What They Know




Pesquisa revolucionária sobre a transferência de conhecimento revela cinco métodos aprovados para tornar realidade o compartilhamento do conhecimento - Qual é o certo para a sua empresa? 

Apesar de o conhecimento externo - sobre os clientes, concorrentes - ser crítico, ele raramente dá à empresa uma vantagem competitiva, porque tal informação é igualmente disponível para todos. Mas o know-how interno que é específico de uma empresa - como apresentar uma nova droga ao mercado de diabéticos, como reduzir o tempo de montagem em uma fábrica de automóveis - é o que faz a vantagem competitiva sustentada. Nancy Dixon, especialista na área de aprendizagem organizacional, chama este conhecimento originado da experiência de conhecimento comum, e argumenta que, para se ir além de falar sobre a administração do conhecimento e realmente fazê-la, as empresas devem primeiro reconhecer que nem todo o conhecimento é criado - e portanto não pode ser compartilhado - igualmente. 

Criar sistemas de transferência de conhecimento de sucesso, argumenta Dixon, requer combinar o tipo de conhecimento a ser compartilhado com o método mais indicado para transferi-lo com eficácia. Com base em um estudo aprofundado de várias organizações - incluindo Ernst & Young, Bechtel, Ford, Chevron, British Petroleum, Texas Instruments e o Exército dos EUA - que lideram na área de transferência de conhecimento, Common Knowledge apresenta revelações revolucionárias sobre como o conhecimento organizacional é criado, como pode ser transferido eficientemente e porque os sistemas de transferência funcionam, quando eles o fazem. 

Até agora, a maioria das organizações teve que confiar em tentativa e erro, dispendiosa, para encontrar um sistema de transferência de conhecimento que funcione para elas. Dixon ajuda os administradores a eliminar a adivinhação deste processo, delineando três critérios que devem ser considerados, para determinar como um método de transferência irá funcionar em uma determinada situação: o tipo de conhecimento a ser transferido, a natureza da tarefa, e quem irá receber este conhecimento. Com base em práticas bem sucedidas - mas muito diferentes - de empresas em seu estudo, e oferecendo histórias ilustrativas convincentes, baseadas na experiência de administradores reais, Dixon destila cinco categorias de transferência de conhecimento, explica os princípios que fazem cada uma funcionar, e ajuda os administradores a determinar qual destes sistemas seria o mais eficaz em sua própria organização. 

Common Knowledge vai ao fundo de uma das mais difíceis questões na transferência de conhecimento, atualmente: o que faz um sistema funcionar eficazmente em uma organização, mas falhar miseravelmente em outra? Indo além da abordagem do tamanho único e simples generalizações, como envolvimento da gerência superior em todos os assuntos culturais, este importante livro ajudará organizações de todos os tipos a construir sistemas de transferência de conhecimento adequados às suas formas singulares de conhecimento comum - criando, no processo, o melhor tipo de vantagem competitiva que há: o tipo que não pode ser copiado.
Autor: Nancy Dixon:

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