Mentes que visitam

sábado, 14 de maio de 2011

Living on the Fault Line




Os primeiros dois livros de Geoffrey Moore, Crossing the Chasm (Cruzando o Abismo) e Inside the Tornado (Dentro do Tornado), foram a bíblia de uma geração de gerentes de alta tecnologia. O desafio de que estes livros tratavam era como anunciar e vender segundo o que ele chamava Ciclo de Vida de Adoção de Tecnologia. Em Living on The Fault Line (Vivendo na Linha de Fenda), Moore leva sua mensagem a um grupo bem diferente de executivos, aqueles que nunca tiveram que se preocupar em vender tecnologia, mas que agora enfrentam o maior e mais perturbador ciclo de vida tecnológico de todos - a Internet. 

Moore defende que a Internet mudou tudo, com veemência. Como muitas empresas já estão descobrindo, a participação no mercado vale mais do que a receita; a integração virtual sobrepuja a integração vertical; e o departamento de TI, antigamente relegado ao fundo do escritório, não é mais para o negócio - ele é o negócio. O melhor indicativo do sucesso de uma empresa? Tente o preço de suas ações. Moore escreve, O preço das ações é de fato um sistema de informações sobre vantagem competitiva, que pode ajudá-lo a determinar que mercados atacar, quais estratégias perseguir, que parceiros apoiar e que táticas executar... O Capital, em outras palavras, flui para a vantagem competitiva e abandona a desvantagem competitiva. 

Para alguns, as receitas de Moore podem parecer exageradas. Mas aqueles que estiverem tentando se agarrar na economia da Internet encontrarão muito o que avaliar, aqui. Por exemplo, gerentes que enfrentam escassez de tempo e de recursos acharão sua análise de núcleo e contexto um prisma muito poderoso, sob o qual administrar. Ele define núcleo como sendo as atividades que diferenciam a empresa no mercado, portanto direcionando o preço de suas ações. Contexto é simplesmente todo o resto que a empresa já faz. Sua sugestão: dedique seu melhor pessoal ao núcleo e terceirize o máximo possível do contexto. 

Se você gostou dos textos anteriores de Moore, você achará Living on The Fault Line leitura obrigatória. Se nunca leu Moore antes, ponha este em sua prateleira antes que a concorrência o faça. Absorvente e fácil de ler, este é de se guardar. 

Autor: Geoffrey Moore
                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário