Mentes que visitam

terça-feira, 9 de maio de 2017

Sua memória vai mal na hora de estudar? Veja como se livrar desse problema

Sua memria vai mal na hora de estudar Veja como se livrar desse problema
Ter uma boa memória é uma das habilidades mais cobiçada pelos concurseiros. Ao realizar o seu planejamento de estudos para concursos públicos, é essencial que seu tempo seja otimizado e, uma boa memória é de grande utilidade.
O campeão americano de memória, Nelson Dellis, dá algumas dicas para desenvolver a capacidade de memorização e recobrar informações do cérebro quando precisar.

Treino e exercício

Nelson Dellis deixa claro que sua memória impressionante – ele é capaz de decorar a ordem das cartas de um baralho todo em apenas 40 segundos – é fruto de treino. Desde que sua avó que sofria do Mal de Alzheimer faleceu, Nelson se dedicou à pesquisa do mecanismo da memória e descobriu que ela é perfeitamente treinável.
Essa informação é corroborada por neurologistas, os quais afirmam que, mesmo que a genética e o avanço da idade prejudiquem a capacidade de memorização, é possível recuperar a agilidade mental e manter o cérebro em bom funcionamento por mais tempo simplesmente adotando alguns hábitos.
Veja abaixo algumas dicas para manter sua memória ativa e em constante progresso.

Associe um fato à uma imagem

O campeão de memória acredita que quando uma informação não é armazenada no cérebro é porque ela não recebeu a atenção que  demanda ou não houve uma conexão forte o suficiente para que o cérebro a registrasse.
Nelson explica que a técnica que utiliza para memorizar tudo o que        vê pela frente é muito mais fácil do que se pensa, mas é preciso treino. De acordo com o campeão de memória, uma das melhores maneiras de se lembrar de algo é associar o que se está estudando, por exemplo, à uma imagem.
Mas, atenção, quanto mais marcantes forem as imagens utilizadas para associar com as informações estudadas, mais fácil se dará a memorização.

Exercite o seu cérebro e melhore                                a qualidade de seus estudos

Não são só os músculos que devem ser exercitados para trabalharem melhor. O cérebro também responde bem aos exercícios e sua memória pode melhorar significativamente com exercícios diários.
Mas, afinal, como exercitar o cérebro? O importante é não ficar parado: fazer palavras cruzadas, aprender um novo idioma, etc., são atividades que contribuem para manter a mente saudável. Esses tipos de exercícios, chamados de exercícios mnemônicos pelos especialistas, têm sido utilizados desde a Grécia antiga e ainda mostram resultados surpreendentes.
Por isso, escolha algo que goste de fazer e coloque seu cérebro para trabalhar.

O bom humor é essencial para se ter uma           boa memória

Manter o bom humor é tão importante para a memória quanto praticar exercícios físicos e ter hábitos alimentares saudáveis. Tanto Nelson como neurologistas concordam que o bom humor é fundamental para que o cérebro funcione corretamente e desempenhe suas funções com eficiência.
Nelson ainda explica que uma memória 100% eficaz é algo que não existe, pois mesmo ele esquece as coisas. Segundo o campeão de memória, os treinos e a mudança de estilo de vida, inclusive viver uma vida com mais leveza e bom humor, podem ser muito úteis para a melhora do desempenho da memória nos estudos e na vida.
E você? Tem problemas para memorizar o que estuda? Uma boa metodologia de estudo também pode ser essencial para melhorar o aproveitamento de seus estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário