Mentes que visitam

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Quando choro meu país


Quando olho meu Brasil, tão vasto em território e tão pobre em amor dos seus filhos;
Quando o vejo tão rico de sol, vida e luz e tantos dos seus filhos vivendo em condições precárias, onde lhes falecem o direito à saúde do corpo e da alma, pois que carecem investimentos governamentais específicos;
Quando contemplo as manhãs brilhantes, gritando esperança, e observo os interesses de poucos sobrepujando o bem-estar de toda uma nação;
Quando me dou conta de que o país é pleno de riquezas minerais, vegetais, hídricas, que são depreciadas;
Quando percebo que há filhos de extraordinários dotes intelectuais, artísticos, do coração, nesta terra, e os vejo abandonarem estas fronteiras para conseguirem seu lugar ao sol em distantes terras, eu choro.
Choro por saber que este país poderia ser o Eldorado dos milhões de seres que aqui vivem.
Lamento ver criaturas esfarrapadas, quando poderiam estar vestindo a camisa do país, no verdadeiro sentido;
Lamento ouvir queixumes, críticas e desaires a respeito de uma terra tão promissora e generosa.
Nesse dia de dores, coloco o hino pátrio para ouvir, bem alto. E penso como seria bom se ele fosse mais ouvido, mais cantado, mais pensado, mais vivido.
E, enquanto os versos musicais se sucedem, enaltecendo a pátria-mãe gentil, seus dotes físicos, a riqueza sem par destas matas, penso que é tempo de nós, brasileiros, despertarmos.
É hora de sacudir a poeira do comodismo e lutar por um país mais justo, onde seus filhos vivam em plenitude.
Onde seus filhos nasçam, com a certeza de que a mãe gentil lhes dará abrigo ao corpo, alimento ao Espírito.
Um país onde se privilegie a instrução, não como algo demagógico, para ser acionado em momentos de estratégia política, mas sim com o objetivo de ilustrar as mentes privilegiadas que somos todos, na qualidade de Espíritos imortais.
Um país onde se possa ostentar não somente as valiosas medalhas conquistadas no atletismo, no esporte, mas igualmente se coloque no peito dos que o servem com dedicação, as medalhas de ouro da gratidão.
Um país onde Ordem e Progresso não sejam somente uma legenda na bandeira.
Mas, sobretudo, uma meta gravada no coração de cada filho seu, nascido em sua terra ou adotado de distantes paragens.
Tudo isso não é utopia.
É possível no hoje e no agora. Será suficiente que cada um de nós ponha em prática sua condição de cidadão consciente dos seus deveres, de forma prioritária.
Estudar, trabalhar, mostrando que filho desta terra, legítimo herdeiro das suas riquezas, somente é aquele que a dignifica com inteligência e suor.
* * *
Amemos nosso país, investindo na cultura, no bem, na justiça.
Orgulhemo-nos do verde da esperança, do amarelo que traduz a intelectualidade, do azul da harmonia e do branco da paz.
Nesse dia, ufanemo-nos, cantando:
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Ó, pátria amada
Idolatrada...
És tu, Brasil.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Os 10 hábitos dos estudantes altamente eficazes

Os 10 hbitos dos Estudantes Altamente Eficazes
Podemos notar que, a cada ano que passa, além da dificuldade, a quantidade de matérias e conteúdos cobrados em concurso aumenta cada vez mais. Independentemente de sua disponibilidade de tempo, todo concurseiro almeja aprender novas técnicas e formas de estudar para conseguir dar conta de seus estudos, além dos demais afazeres, como trabalho, atividades físicas, lazer etc.
O educador norte-americano Becton Loveless compilou 10 hábitos que ele reputa darem maior eficácia aos estudos, os quais resumimos e adaptamos abaixo (pra quem quiser ver o texto original, em inglês, clique aqui).
  1. Não tente condensar todo o seu tempo de estudo diário em apenas um bloco.
Se você fica até tarde da noite gastando mais energia tentando manter suas pálpebras abertas do que estudando, tá na hora de mudar! Os alunos bem sucedidos tipicamente espaçam o seu estudo por períodos mais curtos de tempo e raramente condensam-no todo em apenas uma ou duas sessões. Se você quer se tornar um aluno bem sucedido, então precisa aprender a ser consistente em seus estudos e ter períodos regulares, mas mais curtos, de estudo. Ex. Ao invés de estudar por 3 horas seguidas uma matéria, busque estudar por 50 ou 55 minutos, usando 10 ou 5 minutos para ir ao banheiro, esticar as pernas, fazer um alongamento etc. Antes de retornar aos estudos.
2. Faça planejamento de estudos.
Os alunos bem sucedidos reservam horários específicos para os estudos e realmente usam desse tempo para o estudo. Quem só estuda esporadicamente e sem planejamento acaba não se saindo tão bem quanto aquele que tem um cronograma de estudo definido. Uma boa estratégia é reservar um dia da semana para fazer o planejamento de estudos da semana seguinte. Domingo parece ser o melhor dia para fazê-lo. Assim, você poupa preciosos minutos e não precisa pegar parte de sua rotina de estudos ao longo da semana para planejar o que, como, onde e por onde estudará.
3. Estabeleça um horário certo de estudos.
Não só é importante que você planeje quando você vai estudar, mas também que crie uma rotina de estudo consistente e diária. Quando você estuda todo dia em um horário pré-estabelecido, estudar se torna um hábito em sua vida, como escovar os dentes. Você estará mental e emocionalmente mais preparado para cada sessão de estudo e cada sessão de estudo se tornará mais produtiva. Imprevistos podem acontecer, mas volte à sua rotina assim que o problema tiver se resolvido. Uma alternativa para esses imprevistos é reservar um dia ou horário da semana para estudar aquilo que se perdeu por conta de outros compromissos. Mas use essa tática com parcimônia!
4. Cada tempo de estudo deve ter um objetivo específico.
Estudar sem estabelecer uma meta é ineficaz: estabeleça o que pretende realizar durante cada sessão de estudo. Antes de começar a estudar, defina uma meta de sessão de estudo que dê suporte o seu objetivo (ex. Resolver questões sobre a matéria estudada no dia anterior).
5. Nunca procrastine sua sessão de estudo planejada.
É muito fácil e comum adiar a sessão de estudo por causa da falta de interesse no assunto, porque você tem outras coisas que precisa fazer, ou apenas porque a matéria é difícil. Os alunos bem sucedidos não procrastinam nos estudos. Se você procrastinar sua sessão de estudo, o seu estudo vai se tornar muito menos eficaz e você não conseguir dar conta de tudo que precisa estudar. A procrastinação também leva à pressa, que sabemos ser a inimiga da perfeição.
6. Comece seu tempo de estudo com o assunto mais difícil.
Como a matéria mais difícil exigirá maior esforço e energia mental, você deve começar com ele primeiro. Depois de concluir essa parte, será muito mais fácil seguir para outras matérias. Começar com o assunto mais difícil tornará mais eficazes suas sessões de estudo. Caso estude mais de uma matéria por dia, uma boa forma de se manter concentrado é variar também a forma de abordagem: ex. Na matéria 1, mais difícil, estudo pelo livro ou resumo; a matéria 2 estudo por meio de questões; na matéria 3, assisto uma vídeo-aula etc.
7. Sempre revise suas anotações antes de retomar os estudos ou iniciar um novo tópico.
Certifique-se de ter boas anotações ou resumos, preferencialmente elaborados por você. Antes de iniciar cada sessão de estudo, revise suas anotações para certificar-se de que apre (e) ndeu o conteúdo. As anotações são boas tanto quando você interrompeu um assunto e, antes de retomá-lo, revisa o que já estudou, como serão úteis em outros tópicos daquela matéria ou mesmo de outras. Por exemplo, ao revisar atos administrativos, isso ajudará na compreensão do Poder de Polícia, também visto em Direito Administrativo, mas também será útil na compreensão da natureza jurídica das taxas, em Direito Tributário.
8. Certifique-se de que você não está distraído enquanto está estudando.
Todo mundo fica distraído por alguma coisa (TV, família, outras preocupações etc). Tem gente até que se desconcentra com o silêncio absoluto! Quando está distraído enquanto estuda, você (1) perde o “fio da meada” e (2) perde a concentração, inevitavelmente levando-o a um estudo ineficaz e, pior, sem ter assimilado o conteúdo que deveria estudar. Antes de começar, procure um lugar onde não seja perturbado ou distraído. Para algumas pessoas, isso pode ser uma cabine de estudos numa biblioteca. Para outros, numa área comum onde há um pouco de ruído de fundo.
9. Use grupos de estudo de forma eficaz.
Trabalhar em grupos permite-lhe (1) obter ajuda de outros quando você está lutando para entender um conceito (quem nunca, nos tempos de escola, não fez uma revisão final de matemática com um colega mais entendido do assunto?), (2) resolver questões mais rapidamente, e (3) ensinar outros, lembrando que ao ajudar outros colegas, não somente eles absorvem o conteúdo, como você também – há, inclusive, estudos indicando que uma das formas mais eficientes de retenção de conteúdo estudado é dar uma aula sobre ele. Vale, no entanto, atentar para a escolha dos integrantes do grupo, a fim de se evitar devaneios ou perda de tempo – o preferencial é que se monte pequenos grupos, com colegas comprometidos e focados em destinar aquelas horas especificamente ao conteúdo a ser estudado, revisado e/ou resolvido por questões.
10. Revise suas anotações e materiais durante o fim de semana (ou em outro dia específico).
Os alunos bem sucedidos analisam o que aprenderam durante a semana durante o fim de semana ou em outro dia certo. Uma outra boa sugestão é fazer revisão diariamente, pra não acumular tantos conteúdos a serem revistos num dia só. Ao revisar, você consolida o que já estudou e “prepara o terreno” para os próximos conteúdos a serem estudados – sem contar a possibilidade de ajudar a ter uma visão interdisciplinar, holística do conteúdo, como no exemplo dado no item 7, acima.
Seguindo as dicas acima, certamente você se tornará um estudante mais capacitado, organizado e eficiente nos estudos. Agora, mãos à obra!

terça-feira, 9 de maio de 2017

Sua memória vai mal na hora de estudar? Veja como se livrar desse problema

Sua memria vai mal na hora de estudar Veja como se livrar desse problema
Ter uma boa memória é uma das habilidades mais cobiçada pelos concurseiros. Ao realizar o seu planejamento de estudos para concursos públicos, é essencial que seu tempo seja otimizado e, uma boa memória é de grande utilidade.
O campeão americano de memória, Nelson Dellis, dá algumas dicas para desenvolver a capacidade de memorização e recobrar informações do cérebro quando precisar.

Treino e exercício

Nelson Dellis deixa claro que sua memória impressionante – ele é capaz de decorar a ordem das cartas de um baralho todo em apenas 40 segundos – é fruto de treino. Desde que sua avó que sofria do Mal de Alzheimer faleceu, Nelson se dedicou à pesquisa do mecanismo da memória e descobriu que ela é perfeitamente treinável.
Essa informação é corroborada por neurologistas, os quais afirmam que, mesmo que a genética e o avanço da idade prejudiquem a capacidade de memorização, é possível recuperar a agilidade mental e manter o cérebro em bom funcionamento por mais tempo simplesmente adotando alguns hábitos.
Veja abaixo algumas dicas para manter sua memória ativa e em constante progresso.

Associe um fato à uma imagem

O campeão de memória acredita que quando uma informação não é armazenada no cérebro é porque ela não recebeu a atenção que  demanda ou não houve uma conexão forte o suficiente para que o cérebro a registrasse.
Nelson explica que a técnica que utiliza para memorizar tudo o que        vê pela frente é muito mais fácil do que se pensa, mas é preciso treino. De acordo com o campeão de memória, uma das melhores maneiras de se lembrar de algo é associar o que se está estudando, por exemplo, à uma imagem.
Mas, atenção, quanto mais marcantes forem as imagens utilizadas para associar com as informações estudadas, mais fácil se dará a memorização.

Exercite o seu cérebro e melhore                                a qualidade de seus estudos

Não são só os músculos que devem ser exercitados para trabalharem melhor. O cérebro também responde bem aos exercícios e sua memória pode melhorar significativamente com exercícios diários.
Mas, afinal, como exercitar o cérebro? O importante é não ficar parado: fazer palavras cruzadas, aprender um novo idioma, etc., são atividades que contribuem para manter a mente saudável. Esses tipos de exercícios, chamados de exercícios mnemônicos pelos especialistas, têm sido utilizados desde a Grécia antiga e ainda mostram resultados surpreendentes.
Por isso, escolha algo que goste de fazer e coloque seu cérebro para trabalhar.

O bom humor é essencial para se ter uma           boa memória

Manter o bom humor é tão importante para a memória quanto praticar exercícios físicos e ter hábitos alimentares saudáveis. Tanto Nelson como neurologistas concordam que o bom humor é fundamental para que o cérebro funcione corretamente e desempenhe suas funções com eficiência.
Nelson ainda explica que uma memória 100% eficaz é algo que não existe, pois mesmo ele esquece as coisas. Segundo o campeão de memória, os treinos e a mudança de estilo de vida, inclusive viver uma vida com mais leveza e bom humor, podem ser muito úteis para a melhora do desempenho da memória nos estudos e na vida.
E você? Tem problemas para memorizar o que estuda? Uma boa metodologia de estudo também pode ser essencial para melhorar o aproveitamento de seus estudos.

terça-feira, 2 de maio de 2017

Diários e Scripts de Orson Welles dirigem para o Arquivo



Jeanne Moreau e Orson Welles em seu filme de 1965, "Chimes at Midnight". O roteiro fortemente anotado de Welles para o filme está entre os itens recentemente adquiridos pela Universidade de Michigan de sua filha mais nova, Beatrice Welles. CréditoJanus Films

Cartas, cartões postais, diários e doodles de um adolescente Orson Welles, juntamente com inéditos roteiros de seus muitos projetos incompletos dos anos 50 e 60, foram adquiridos pela Universidade de Michigan . Os artigos, que vieram de sua filha mais nova, Beatrice Welles, adicionam ao já extenso trove de memorabilia de Welles que a universidade prende como parte de sua coleção das Mavericks & dos fabricantes das artes da tela .
As novas aquisições incluem scripts pesadamente anotados para filmes bem conhecidos como "Chimes at Midnight" e "The Immortal Story". Mas também no arquivo estão roteiros que estudiosos e fãs de Welles, que morreram em 1985 , ouviram falar mas nunca viram , De seus muitos, muitos projetos que não alcançaram a tela. Entre eles, os roteiros de "Ulysses", "The Unthinking Lobster" e "Operation Cinderella". Há também um roteiro para "Fountain of Youth ", o piloto de uma série de televisão para Desilu Productions; O piloto chegou ao ar e ganhou um Peabody, mas a série nunca foi produzida.

foto

A cópia anotada de Welles de seu certificado para "Chimes em Meia-Noite." Propriedade decréditode Orson Welles / biblioteca da universidade de Michigan, coleção especial

"É uma espécie de peça perdida do quebra-cabeças de Welles, que documenta um período em que as pessoas não tiveram a oportunidade de ver material original", disse Philip Hallman, curador da coleção, acrescentando: "Isso realmente mostra quão produtivo Ele foi durante este período. É volumoso, a montanha de roteiros que ele estava escrevendo. "
Welles, cuja mãe, a atriz italiana e a condessa Paola Mori, era a terceira esposa de Welles, disse que há muito tempo queria abrigar os itens de seu pai em um só lugar, mesmo que ele não ficasse muito feliz por onde eles acabaram.

foto

Uma carta com esboços de um adolescente Welles, datado de 8 de agosto de 1930, e escrito a bordo de um navio em Hong Kong, que ele descreveu como "uma surpresa maravilhosa." CréditoEstate de Orson Welles / University of Michigan Library, Special Collection

"Ele odiava qualquer coisa erudita", disse ela.
Mas a coleção da Universidade de Michigan já era impressionante, graças a extensas doações de, entre outros, Chris Wilson, filho de Richard Wilson, associado de longa data de Welles. "Quando eu vi o que eles tinham, eu pensei que este é o lugar para adicionar, e espero que as pessoas vão seguir o exemplo", disse Welles. "Com o que eu lhes dei, é provavelmente a melhor coleção do mundo."
Dois anos atrás, a universidade comprou, por uma quantia não revelada, oito caixas de papéis de Oja Kodar, uma atriz croata que foi parceira e amante de Welles nos últimos anos de sua vida.

foto

A primeira página do diário-esboço que Welles levou com ele em uma expedição da pintura a Ireland em 1931. Propriedade docréditode Orson Welles / biblioteca da universidade de Michigan, coleções especiais

A correspondência nova à coleção pinta um retrato de um Welles adolescente ebullient e eloquent, esboçando esboços dos burros durante uma viagem da pintura a Ireland, e escrevendo excitedly de embarcar em um navio em Hong Kong, que descreveu como "uma surpresa maravilhosa."
"E gosh, que navio isto é!", Escreveu o jovem Welles. "Eles falam de hotéis flutuantes em referência a forros, mas isso é mais."
Continue lendo a história principal
A aquisição da universidade vem semanas depois que a equipe de produção que trabalha para terminar o projeto final inacabado de Welles, "o outro lado do vento," anunciou que tinha teamed acima com Netflix , e estava na trilha, após anos dos ajustes e dos começos, Terminar a imagem.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Cobrança indevida na conta de luz – saiba se sua conta vem a mais

O consumidor tem pago, todos os meses, nos últimos anos, uma conta de luz maior do que o devido.
Isso acontece porque o Governo Estadual calcula de forma equivocada o Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), o que aumenta as contas de luz num percentual entre 20% e 35%.
Cobrana indevida na conta de luz saiba se sua conta vem a mais
Onde está o equívoco?
O ICMS, por determinação legal, é um imposto que recai sobre o consumo de energia elétrica no percentual de 18%.
Então, a base de cálculo desse imposto (ou seja, o valor em Reais que incide determinado imposto) é a Tarifa de Energia Consumida (TE). Assim, a mercadoria sobre a qual pode incidir o imposto é a energia elétrica.
Porém, os Governos Estaduais, buscando aumentar suas arrecadações, incluem na base de cálculo do ICMS o valor de outras tarifas: Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (TUSD) e a Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Transmissão (TUST).
Dessa maneira, o Governo cobra o imposto em cima do valor total da conta e não apenas em cima do consumo.
Veja que a Lei Kandir (87/1996), que trata sobre quais operações e prestações de serviços o imposto deverá incidir, não prevê a incidência de ICMS sobre uso de sistema de distribuição e transmissão de energia elétrica.
Posicionamento do STJ e outros Tribunais
A questão já chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que já teve a oportunidade de analisar o tema em diversas ocasiões. Recentemente, confirmou a posição de entender como ilegal a cobrança. Veja o julgado:
AGRAVO REGIMENTAL. SUSPENSÃO DE LIMINAR. INDEFERIMENTO. ICMS. INCIDÊNCIA DA TUST E TUSD. DESCABIMENTO. JURISPRUDÊNCIA FIRMADA NO STJ. AGRAVO QUE NÃO INFIRMA A FUNDAMENTAÇÃO DA DECISÃO ATACADA. NEGADO PROVIMENTO.
I – A decisão agravada, ao indeferir o pedido suspensivo, fundou-se no fato de não ter ficado devidamente comprovada a alegada lesão à economia pública estadual, bem como em razão de a jurisprudência desta eg. Corte de Justiça já ter firmado entendimento de que a Taxa de Uso do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica – TUST e a Taxa de Uso do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica – TUSD não fazem parte da base de cálculo do ICMS (AgRg no REsp n. 1.408.485/SC, relator Ministro Humberto Martins, Segunda Turma, julgado em 12/5/2015, DJe de 19/5/2015; AgRg nos EDcl no REsp n. 1.267.162/MG, relator Ministro Herman Benjamin, Segunda Turma, julgado em 16/8/2012, DJe de 24/8/2012).
II – A alegação do agravante de que a jurisprudência ainda não está pacificada não vem devidamente fundamentada, não tendo ele apresentado sequer uma decisão a favor de sua tese.
III – Fundamentação da decisão agravada não infirmada.
(Agravo regimental 2015/0320218-4)
Este entendimento do STJ tem influenciado o entendimento de vários Tribunais, no sentido de se excluir da base de cálculo do ICMS os encargos da fatura de energia elétrica.
Como identificar a cobrança do ICMS?
Na sua conta de luz, é possível verificar o detalhamento da cobrança. Nela, há “Energia/Consumo” – que é a Tarifa de Energia Consumida (TE) -, depois os valores cobrados pela “Distribuição” – que é Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (TUSD) – além de “Transmissão” – que é Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Transmissão (TUST), “Encargos setoriais” e “Tributos”.
O ICMS, de forma equivocada, é aplicado sobre os demais valores e não apenas sobre a energia consumida.
Quem pode pedir a restituição do ICMS pago a mais?
Pessoas e empresas que pagam conta de energia elétrica e que identificam estarem pagando ICMS sobre as tarifas TUST e TUSD podem pedir na Justiça a revisão do ICMS cobrado, além do ressarcimento dos valores pagos nos últimos 5 anos (60 meses), atualizados pela taxa SELIC.
Para entrar com ação é necessário buscar um advogado (a) de sua confiança e levar até ele (a) as três últimas contas pagas, cópias do RG e CPF, assinatura de procuração junto a advogado e contrato de locação (para quem é inquilino).
Por Marcílio Guedes Drummond