Publicado por Qualconcurso Consultoria
Ainda criança, o americano Ryder Carroll lutava contra algo que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo: o déficit de atenção. Por conta do transtorno, Carroll era desorganizado; foi aconselhado a sempre anotar as coisas que devia fazer, mas ninguém havia lhe ensinado uma maneira eficaz de fazer isso.
Foi assim que ele decidiu estudar um sistema que tornasse sua vida – e a de outras pessoas – um pouco mais fácil.
Algumas décadas depois, aos 35 anos, Carroll finalmente descobriu o ‘método perfeito’ para ajudar as pessoas a manterem o foco e organizarem seus afazeres.
A organização proposta por ele conta com divisórias como ‘lista de tarefas diárias’ e ‘calendário mensal’ além de vários símbolos minimalistas (como pontos, círculos e linhas) que ajudam a separar eventos, notas e tarefas.
No modelo, um ‘x’ indica que a tarefa foi cumprida e uma "estrela" indica algo de extrema importância. O vídeo explicativo da ideia (abaixo) viralizou na internet e ganhou milhares de fãs.
https://youtu.be/fm15cmYU0IM
O primeiro vídeo do que Caroll chamou de Bullet Journal foi ao ar em 2013 e atualmente soma mais de 1,5 milhão de visualizações.
Em 2014, por conta do sucesso, o empreendedor lançou uma ação de financiamento coletivo na plataforma Kickstarter, para a criação de um caderno que já viesse com o modelo pré-preparado.
Ele explica que cada seção foi pensada para resolver um tipo diferente de problema. Além disso, ele acrescentou um índice logo na primeira página do caderno para facilitar o acesso à informação procurada por quem anota, e uma área de coisas ‘a fazer’, para organizar tarefas que levariam um pouco mais de tempo para serem concluídas.
O Bullet Journal foi lançado oficialmente no mercado há três anos, mas Carroll garante que a ideia vive em constante progresso e aperfeiçoamento, contando bastante com as sugestões dos adeptos ao modelo.
Fonte: PEGN
Nenhum comentário:
Postar um comentário