Mentes que visitam

terça-feira, 29 de março de 2016

Cuidado (!) nem tudo o que está na internet é verdade

internet tomou conta do mundo e se tornou uma excelente ferramenta para várias áreas. Todavia, também inspira cuidados, afinal, nem tudo que está lá é verdade.
Tudo o que est na internet verdade
Para se ter uma ideia de quão grande é a internet, em 2014, quase 3 bilhões de pessoas no mundo já tinham acessosegundo a ONU, ou seja, quase a metade da população. Se pararmos para pensar a popularização da internet veio a partir dos anos 90, quando desenvolveram o “www” (World Wide Web), a sua expansão é inegável e monstruosa.
Mas, como o foco desse post não é a história da internet, vamos ao que interessa, que é o cuidado que devemos ter com as informações que estão disponíveis na internet.
É comum, principalmente nas redes sociais, a divulgação de informações falsas, as quais são recepcionadas por nós como se se tratasse de uma verdade absoluta.
Um dos exemplos mais banais é o referente ao auxílio-reclusão. Dizem que todos recebem, que o valor é um absurdo, que é inadmissível um preso receber dinheiro do Estado, …
As pessoas leem essas afirmações, assimilam, acreditam que representam a verdade, repassam a informação para outra pessoa, a qual assimilará, acreditará, repassará, …
Aí, está formado o ciclo, em que várias pessoas foramcontaminadas pelas inverdades da internet.
Só a título de curiosidade, o auxílio-reclusão tem vários requisitos, dentre eles: o preso deveria estar contribuindo ao INSS quando da prisão, o que é a exceção da exceção, e quem recebe é a família e não o preso.
Outra mentira comum de se ver por aí é relacionada às eleições, no sentido de que se mais da metade dos eleitores votarem nulotem que ser feita uma nova eleição.
Não é bem por aí, pois anular o voto faz com que ele não seja computado na apuração, haja vista que somente os votos válidos são levados em consideração (vale a leitura de um outro post do blog).
Então, galera, vamos com calma. Ao ter acesso a uma informação,verifique se ela é verdadeira antes de repassá-la adiante, para não dar continuidade a um ciclo de mentiras.
Temos que nos informar, só que corretamente e não com base em informações incorretas.

Gostou do texto? Recomente a leitura para outras pessoas
Comente também! Mesmo se não gostou ou não concordou.
Para atingir um resultado maior e melhor, o assunto deve ser debatido e as opiniões trocadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário