Mentes que visitam

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Os 5 maiores Ladrões de Tempo, quem são eles?


Os 5 maiores Ladres de Tempo quem so eles
Então quer dizer que está faltando tempo para seus estudos?
Talvez você fique pensando:
Mas você sabia que uma pesquisa, recentemente realizada, revelou que mais da metade dos candidatos aprovados em concurso público trabalhavam durante sua preparação?
Essa pesquisa provou que:
  • é possível sim conciliar sua rotina com o estudo;
  • nem sempre a falta de tempo é o principal responsável por você não obter a aprovação no concurso e;
  • na maioria das vezes, o grande problema está em como você “gasta” esse tempo.
Afinal de contas, o dia tem 24 horas para todo mundo e, se você tem a sensação de que o seu dia é bem menor do que o dos outros candidatos, fique alerta, pois você pode estar sendo “roubado”.
Há ladrões que não nos castigam, mas que nos roubam o bem mais precioso: o tempo.
Essa frase, atribuída a Napoleão Bonaparte, resume bem o tema do artigo de hoje: estão “roubando” o seu bem mais precioso: o tempo. Esse é o único bem que, depois de perdido, não pode ser recuperado, por isso ele é tão precioso.
Meu objetivo com esse artigo é mostrar-lhe:
  • Quando esses ladrões de tempo agem;
  • Onde eles estão “escondidos” e;
  • Como você pode deixar de ser vítima deles.

Quando esses Ladrões de Tempo agem

Os 5 maiores Ladres de Tempo quem so eles
Os cientistas cognitivos descobriram que nosso cérebro não foi planejado para pensar. Além disso, o hábito de adiar as coisas, ou seja, procrastinar, pode ter um componente genético.
O seu cérebro faz de tudo para minimizar seus esforços e ele adora adiar as coisas, isso fica evidente quando você se depara com um tópico do seu edital muito difícil,complicado demais, chatotedioso ou fácil demais, você procura algo para se distrair.
É nessas horas que você se torna vítima dos ladrões de tempo, pois seu cérebro (que não foi feito para pensar) está buscando uma válvula de escape, uma maneira de “fugir”, relaxar ou se distrair. Por consequência, você desperdiça um tempo precioso que poderia estar te ajudando a passar no concurso.

Onde eles estão "escondidos" (e como deixar de ser vítima deles)

Ladrão #1: Redes Sociais

Os 5 maiores Ladres de Tempo quem so eles
As redes sociais revolucionaram a maneira de nos relacionarmos uns com os outros e aproximaram mais as pessoas. Desde o surgimento do Facebook, WhatsApp, Twitter, Instagram, entre outros, o mundo nunca mais foi o mesmo.
Pesquisas mostram que tais redes podem ser viciantes e que hoje em dia a maioria dos usuários não consegue mais imaginar sua vida sem elas. Quantas vezes você já se sentou pronto para estudar, mas, antes de começar, resolveu dar uma “espiadinha” bem rápida no seu Feed de notícias? Afinal de contas, tem sempre postagens interessantes por lá.
O problema não está em usar as redes sociais, mas sim na quantidade de tempo que você gasta checando seu perfil e “jogando conversa fora”. Para quem está estudando para concurso, esse tempo é precioso e pode fazer a diferença: entre acertar ou errar uma questão, cada minuto é importante.
Por esse motivo você precisa começar a garimpar o maior número de horas para poder ter uma preparação adequada, e, para isso, precisa usar as redes sociais com equilíbrio e a seu favor.
Então, como proteger seu tempo e deixar de ser vítima das redes sociais?

Dica #1 – Quando precisar usar a internet para estudar, não faça login nas redes sociais

Essa dica parece óbvia, não é?!
Estamos tão habituados a acessar nossa rede social preferida todos os dias que muitos escolhem ela como página inicial do seu navegador. Assim, com apenas um clique, você já tem acesso a todas as novidades postadas por seus amigos.
Então, se você é como a maioria, siga esses dois passos:
  • Depois de acessar seu perfil, faça logoff e desmarque a opção em que você permite que sua senha fique salva automaticamente, com isso, na próxima vez que você se deparar com a página inicial do Facebook, por exemplo, terá que digitar seu e-mail e sua senha.
  • Configure para que a primeira página que você veja ao acessar a internet seja a que você usa para estudar. Assim você terá que digitar o endereço da página que quer, além de ter que digitar seu e-mail e sua senha. Esses passos com certeza irão lhe fazer pensar se vale a pena fazer seu login ou voltar para o estudo.

Dica #2 – Desabilite chats e qualquer outro tipo de notificação em tempo real enquanto estiver online

Essa dica é pra quem não conseguiu usar a dica #1, não resistiu, e fez seu login pensando que poderia conciliar as duas tarefas (estudo e rede social).
Desative hoje mesmo o chat do Facebook, Twitter, Google+, assim como qualquer notificação que possa chegar. Isso vai evitar que você fique curioso e se desconcentre sempre que alguém lhe enviar uma notificação.
Você sabia que, depois de interrompido, você leva de 15 a 20 minutos para se concentrar novamente? Agora pense: será que vale mesmo a pena parar de estudar para olhar uma foto ou um comentário que provavelmente nem sejam tão importantes?

Dica #3 – Use um navegador exclusivo para os estudos

Você pode escolher um navegador (Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox, entre tantos outros) para acessar os sites que usa para estudar, e outro apenas para lazer.
Essa é uma dica simples, mas poderosa. Agindo dessa forma, com o tempo seu cérebro irá associar o navegador ao site que você usa para estudar e ficará mais fácil resistir, se mantendo concentrado.

Ladrão #2: Mensagens instantâneas, Notificações e Celulares

Os 5 maiores Ladres de Tempo quem so eles
Você está muito concentrado, sente que está entendendo e percebe que está prestes a aprender aquele conteúdo chato que você já está estudando há um bom tempo, quando de repente é interrompido pelo toque do seu celular: você para e atende, pois pode ser urgente, mas, para sua decepção, é uma atendente de telemarketing, que sem querer, acabou atrapalhando seu raciocínio e interrompeu seus estudos.
Mesmo que você deixe seu celular no vibracall, o simples fato de ele vibrar (seja por causa de uma ligação ou uma notificação de nova mensagem) vai fazer com que você queira olhar quem está ligando. E por menores que sejam, esses poucos segundos são capazes de interromper seu raciocínio e atrapalhar sua aprendizagem.
Então, como não deixar que seu celular roube seu tempo?!

Dica #1 – Desligue seu celular

Outra dica óbvia, você pode estar pensando, mas, para muitos, pode ser difícil desligar o telefone. No entanto, lembre-se: cada vez que você é interrompido, você demora de 15 a 20 minutos para se concentrar novamente. Se você tem pouco tempo para estudar, não pode se dar o luxo de perder todo esse tempo.
Se você não pode ficar com o celular desligado, configure ele para que sejam recebidas ligações somente de uma pessoa escolhida por você, que só poderá lhe interromper se for algo muito importante.
Além disso, desabilite as notificações que informam quando uma nova mensagem chegou e troque seu status para ocupado ou não perturbe.
Em último caso, deixe seu celular com uma pessoa de sua confiança para que ela atenda o telefone e lhe passe somente as ligações extremamente necessárias.

Ladrão #3: Internet

Os 5 maiores Ladres de Tempo quem so eles
Se você é como a maioria das pessoas, está habituado a ficar um tempo usando a internet para saber sobre a previsão do tempo, atualizar-se das notícias, assistir vídeos ou seriados no Youtube e ainda checar seus e-mails. Tome cuidado, pois você pode estar perdendo mais tempo do que percebe.
Existe um universo de possibilidades e de coisas interessantes para ver e ouvir na internet. E ficar navegando sem rumo por ela fará com que você perca muito tempo.
Mas, seguindo essas dicas simples e fáceis, você também poderá neutralizar essa “ladra de tempo”.

Dica #1 – Reserve um horário para acessar a internet

No seu planejamento, defina um horário para acessar os sites de interesse pessoal. Mas não basta apenas definir o horário de entrar, você deve definir o horário de sair também.

Dica #2 – Saiba exatamente o que vai fazer e onde procurar

Para evitar ficar sem rumo e “pulando” de página em página, defina os sites que vai visitar e o que vai procurar neles. Se a intenção é saber da previsão do tempo, leia e saia; se está procurando material específico para estudar, faça o download da matéria que está precisando e saia.

Dica #3 – Estabeleça um horário para ler e responder seus e-emails

Ao abrir sua caixa de entrada, tome uma atitude imediatamente. Se você recebeu mensagem indesejada, exclua; se precisa enviar uma resposta, não deixe para depois: escreva o e-mail e já se “livre” dessa tarefa.
Assim, seu cérebro não vai ficar lembrando toda hora que estão esperando uma resposta de você.
Importante: defina e respeite o horário estabelecido, não abra exceção.

Ladrão #4: Interrupções

Os 5 maiores Ladres de Tempo quem so eles
Bom, agora que você já leu o artigo até aqui, suponho que você já conseguiu se livrar dos ladrões 1, 2 e 3. Mas mesmo tendo colocado todas as dicas em prática, você ainda não está totalmente protegido.
Lembra daquela vez em que você planejou passar o dia todo estudando, mas um parente seu pediu um favor e você não conseguiu recusar? Ou aquela vez que você precisou interromper sua sessão de estudo porque alguém bateu na porta e você precisou atender?
Repito, seu cérebro demora de 15 a 20 minutos para conseguir se concentrar novamente, ou seja, essa conversa inocente vai lhe roubar bem mais do que apenas 2 minutos.
Na maioria das vezes, a pessoa que lhe interrompe não sabe que está lhe prejudicando, portanto você precisa estabelecer alguns limites e explicar para ela por que não pode ser interrompido.

Dica #1 – Horário de estudo é horário de estudo

Deixe bem claro para seus familiares e amigos e que você está estudando e que não quer ser interrompido. Parece fácil, mas muitas vezes é muito difícil dizer não para quem amamos.
Seja firme, não tenha medo de dizer não e deixe claro qual horário você estará disponível para ajudar a pessoa com o problema. Não se preocupe: se resolver a situação é prioridade da pessoa, ela vai encontrar outra maneira de resolvê-la, sem sua ajuda.

Dica #2 – Escolha um local de estudo em que você não seja interrompido

Se a conversa não adiantar e você ainda for constantemente interrompido, está na hora de encontrar outro local para estudar.
Se você não consegue estudar em casa, devido ao barulho ou as interrupções, ache outro local. Vá para uma biblioteca ou para a casa de um amigo que também está estudando. Mas não fique se estressando tentando resolver um problema que não depende só de você.
Lembre-se: estudar para concurso deve ser algo passageiro e sua preparação não precisa ser tão dolorosa e estressante.

Ladrão #5: Não saber o que estudar

Os 5 maiores Ladres de Tempo quem so eles
Tão importante quanto o local de estudo é saber o que e como estudar. Não adianta só acumular material de várias fontes diferentes.
Mais uma vez: o problema não está em ter materiais, e sim na indecisão que isso pode causar e na consequente perda de tempo que isso gera.

Dica #1 – Faça um bom planejamento de estudos

Criar um plano de estudo bem detalhado pode ser um grande diferencial. Não basta você ter bons livros, apostilas e videoaulas, se você não sabe como aproveitá-las ao máximo.
Seu cronograma deve ser mais do que uma grade de horários, deve conter o que você irá estudar e como fará isso. Para ajudar, recomendo o download da Planilha Gratuita de Controle de Estudos do OAB Nunca Mais (Clique aqui). Se você estiver estudando para o Exame da OAB, aproveite e baixe gratuitamente o Edital Esquematizado (Clique Aqui), que vai te economizar tempo, fazendo com que você estude apenas o que vai cair na prova.

Dica #2 – Tome cuidado na escolha da fonte

Se você costuma fazer download de matérias, tome muito cuidado para não ser enganado. Procure conhecer bem a fonte, se ela é confiável e se o material está atualizado.
Você pode encontrar muito material bom e gratuito na internet. Muitos professores renomados disponibilizam videoaulas no Youtube e ainda existem sites em que você pode baixar apostilas de qualidade gratuitamente e até ebooks gratuitos, como por exemplo o ebook editado pelo especialista em estratégias para concursos, Gerson Aragão (que também é Defensor Público) (Clique aqui para baixar).

Você gostou desse artigo? Acha que essas dicas podem ajudar mais pessoas a proteger seu tempo de ladrões como esses? Então, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos sairemos ganhando.
Aproveite também para deixar um comentário aqui, quero saber sua opinião sobre esse assunto!

Um comentário: