Mentes que visitam

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Assobiar ou Chupar Cana? Descubra como estudar enquanto trabalha

10 Técnicas de Estudo para você realizar esta façanha!

E aí amigos concurseiros, tudo bem? Enquanto você está aí trabalhando muito e ganhando pouco, o sonho de ser aprovado naquele concurso que você tanto deseja parece cada vez mais distante.
Assobiar ou Chupar Cana Descubra como estudar enquanto trabalha
Nesse tempo de crise, muitos não arriscarão trocar o certo pelo duvidoso. Só quem tem coragem e inteligência sai na frente. Afinal quem não arrisca, não petisca; equem não chora, não mama.
Recado dado? Então vem comigo!

1) Invista num bom planejamento de tempo

Antes de mais nada, tome cuidado os principais mitos sobre administração do seu tempo. Elabore um plano de estudo diário ou semanal, mas garanta que você terá tempo para estudar dentro do planejado. Estudar todo dia na mesma hora nem sempre funciona, é melhor conciliar os estudos com sua rotina do que criar uma rotina completamente nova. O final de semana é decisivo, você passou a semana toda trabalhando (e estudando) então é dia de descanso? Claro, mas lembre-se de reservar algumas horinhas de estudo pela manhã, afinal você quer passar mas não precisa sacrificar a próxima semana tendo um final de semana super cansativo!

2) ZapZap! Crie um grupo de estudos no WhatsApp ou Telegram, mantenha a motivação estando em contato com seus colegas

Compartilhe ideias, troque materiais de estudo (apostilas, provas, livros, etc), discuta os novos editais lançados, divirta-se rindo dos desafios da sua jornada! Não viva para estudar, estude para viver. Epa! Muita calma nessa hora! Não disse que você vai estudar pouco. Mas se o estudo te acompanhar sempre, até numa conversa com amigos, você não precisará reservar tempo para ele. Se você não tem um grupo de amigos, procure os grupos de WhatsApp no Facebook, são vários, alguns mais gerais e outros mais específicos por concurso.

3) Defina objetivos e crie recompensas para você

Essa técnica é excelente para auto-motivação. Com um bom plano de estudos, você poderá definir seus objetivos e criar um sistema próprio de recompensas porobjetivos alcançáveis. Digamos que você precisa ler uma apostila ainda nesta semana, fazendo as contas você descobre que lendo 2 horas por dia você pode terminar até a sexta-feira. O melhor prêmio é ter um excelente final de semana de descanso, aproveitando ao lado de quem você gosta;)

4) Organize ou Encontre um lugar tranquilo para estudar longe das distrações, telefone ou familiares te atrapalhando

Mantenha seu material de estudo sempre a mão, coloque o máximo de coisas possíveis no seu notebook, tablet ou até mesmo celular. O seu local de estudo nem sempre estará tranquilo e propício, por isso você precisa estar apto a se locomover com facilidade para encontrar seu ambiente perfeito para estudar. Fica mais fácil se você não tiver que se preocupar com não esquecer aquele livro ou aquela apostila em tal lugar.

5) Reserve um tempo para a Diversão

Todo mundo precisa recarregar suas baterias, a diversão e o prazer rejuvenesce a alma e é o nosso maior propósito na vida. Não abandone seus hobbies, pratique esportes, divirta-se com seus amigos, vá ao cinema, passe uma tarde brincando de lego com seus filhos. São estes os preciosos momentos da sua vida, nesses momentos sua mente está subconscientemente computando tudo que você estudou. Quando você perceber que consegue estudar, trabalhar e se divertir, você receberá uma dose de motivação extra.

6) Aproveite os benefícios de estudar e trabalhar ao mesmo tempo

A concorrência que estuda em tempo integral parece sempre estar na vantagem, não é mesmo? Errado! Falta a eles um ingrediente principal que te motiva — a experiência do mercado de trabalho. Estar trabalhando pode trazer oportunidades para receber insights da vida real e exemplos de como você pode entender melhor seus estudos. Se você já levou trabalho para casa, sabe do que estou falando. Mesmo alguns trabalhos que não tem relação direta com a prática acadêmica podem trazer insights valiosos através de habilidades como priorização, gerenciamento de tarefas, relacionamento com clientes e colegas, etc.

7) Belisque o conteúdo constantemente

Organize resumos e material de revisão, tenha-os sempre a mão. Você pode fazer pequenas notas para levar consigo a todos os lugares. Mantenha-se sempre revisando os principais conceitos. Seja na fila do banco/supermercado, esperando o pão na padaria, no ônibus ou abastecendo o carro. No seu caso pode ser difícil ter 1 ou 2 horas por dia para estudar, mas com certeza você tem dezenas de intervalos de 10-15 minutos que você não pode deixar de aproveitar. Quem belisca muito, precisa estudar menos!

8) Maximize seu tempo de deslocamento

O tempo médio de deslocamento do brasileiro nas principais áreas urbanas do país chega a (absurdos) 120 minutos, segundo um estudo do FIRJAN. Para a economia do país este é um grande desperdício de dinheiro, torra-se bilhões por dia, mas para você pode ser a oportunidade que faltava. Ganhe muito tempo de estudo trocando seu material de texto por áudio. Por exemplo: se você está estudando para o Exame da Ordem dos Advogados, você pode baixar grátis um kit de legislação em áudio para escutar no seu carro. Você também pode escutar podcasts, transmissões no periscope e escutar palestras enquanto dirige.

9) Não vacile no trabalho por conta dos estudos

Não deixe seu trabalho ser afetado pelos seus estudos. Uma das vantagens de quem trabalha e estuda é a estabilidade. Você optou por estudar e trabalhar, não deixe que isso se transforme num caminho sem saída. Se você perder o emprego, terá de escolher entre estudar (totalmente pressionado) ou procurar um novo emprego. Se o estudo está afetando seu trabalho, procure fazer algumas mudanças. Busque cursos ou métodos para otimizar seu tempo ou tente flexibilizar seu tempo para estudo com ajuda do seu empregador.

10) Procure um cursinho perto do trabalho ou procure um trabalho de meio período

Se o tempo realmente está sendo um problema, você pode tentar buscar um curso ou um local de estudo perto do trabalho, mas nem sempre isso é possível. Se realmente não houver jeito de conciliar trabalho e estudo, principalmente quando seu empregador não oferece flexibilidade, talvez seja hora de buscar um trabalho de meio período. Mas tome cuidado, é muito importante que exista um equilíbrio na sua vida financeira, senão as dividas se tornarão uma grande dor de cabeça e acabarão atrapalhando seu desempenho nos estudos!

Conclusão

Alguns dias serão mais fáceis que os outros, a sua jornada de estudo não será fácil mas não deixe que os dias ruins sejam mais representativos que os dias bons. Se você ainda estiver tendo dificuldades, tente acordar mais cedo, ganhe mais tempo para experimentar novas abordagens. É minha obrigação te alertar, sozinho você não vai conseguir se organizar na primeira tentativa. Geralmente é na segunda ou terceira tentativa, desde que você aprenda com os próprios erros e entenda o que funciona (ou não) contigo.
Para não perder tempo e acertar logo de primeira é preciso aprender com quem conhece os todos erros básicos. Aprender errando as vezes compensa, mas aprender com o erro dos outros é garantia de sucesso.
O especialista em estratégias para concursos públicos Gerson Aragão, aprovado nos concursos da Defensoria Pública (BA e SE), Analista do Ministério Público, Técnico Judiciário e OAB, está disponibilizando de forma gratuita o seu livro de técnicas e estratégias para concursos através deste linkClique aqui para baixar o seu!
Estou torcendo para que essas dicas sejam suficientes para que você possa começar 2016 com o pé direito. Afinal o ano já começou com uma promessa:
Esse é o ano.
 Por Concurseiro Legal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário