Mentes que visitam

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Viver mais...


Depois de olhar, andar por diversos países, viver e sentir, estou definitivamente convencido: a cidade - seja ela qual for - tem que ser 'para as pessoas', e não para os carros. 
É preciso mais espaços para o verde, para caminhadas. Para o lazer e a cultura. Para apreciarmos simples momentos ao lado de quem gostamos, ou vermos com outros olhos belezas que passam batidas no atropelo do dia-a-dia. Isso é qualidade de vida. Em regra, trabalhamos muito, e vivemos pouco.

Chega a ser estúpido o que acontece em minha cidade, no estado ou no país, onde o 'bonito' é entrar no carro, acelerar, buzinar e resmungar - culpando seja quem for pela 'demora' em chegarmos aonde quer que seja.

A mudança cultural, por certo, será delicada. Afinal, alterações que mexem com nossa 'zona de conforto' são, invariavelmente, traumáticas. 

Planejar (etapas e garantir o recurso devido) é fundamental - incluindo neste processo novos modais, um transporte público barato e eficiente, além de espaços que conservem o passado, valorizem o meio ambiente e abram caminho para o futuro. 

Pode ser sonho, mas estou convencido de que é possível. Mais do que isso, é necessário.

Vamos ver no que vai dar.

Um comentário: