Mentes que visitam

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Vegetarianismo =/= Veganismo

Vegetarianismo diz respeito somente à dieta: sem nenhuma carne ou produtos de animais (vaca, porco, peixes e animais do mar- lagostas, camarões, ostras, mexilhões - , ovos, leite, queijos, iogurtes, mel – tudo que vem de animais). Quem come ovos, iogurtes, queijos e bebe leite, não é vegetariano.

Veganismo – além da mesma dieta do vegetarianismo, é também uma filosofia, sem exploração dos animais. É um conjunto de práticas: 

Veganismo  é a filosofia segundo a qual, deve-se viver sem explorar os outros animais, sob nenhum aspecto. O vegano  vive sem se alimentar de animais não humanos e os produtos deles derivados (ovos, leite,  laticínios, gelatina, corantes como a cochonilha, mel, etc.), repudia a caça, a vivissecção (veganos boicotam quaisquer produtos que tenham sido testados em animais como xampus, cosméticos, tabaco, etc.), confinamento de animais, apropriação deles, rodeios, circos, zoológicos, parques aquáticos, exposições  e qualquer tipo de entretenimento utilizando animais, comércio de pets, qualquer trabalho dos bichos (puxar carroças, montaria, etc.). Não usa couro, peles, lã, penas, camurça, seda, perfumes com base de almíscar,  enfim, qualquer prática que signifique exploração de animais. Veganismo não é só dieta. É um conjunto de práticas com base nos Direitos dos Animais.


Claro está que não é fácil chegar a isso tudo. Eu ainda tenho sapatos e tênis de couro antigos, mas vou usar até acabarem e só então substituir por sintéticos. Não tenho grana para isso. Mas, se comprar algum agora, certamente será sintético.
Penso que é uma filosofia de pura compaixão. Como você está percebendo, muitas pessoas acham tudo isso estranho e tentam ridicularizar a postura dos veganos. É mais fácil criticar do que se manter em uma dieta sem produtos animais, etc.. Procuro sempre, nos grupos, passar receitas veganas, para as mulheres perceberem que há pratos muito gostosos.

Dentro do veganismo há dietas mais radicais, como o crudivorismo e o frugivorismo. Tentei fazer o crudivorismo, mas só consegui durante 3 meses. A grande dificuldade é no inverno – pelo menos para mim. Comer só frutas, nunca tentei.
É engraçado como o corpo vai reagindo: atualmente, só o cheiro do leite de vaca me embrulha o estômago.
Não tento converter ninguém. Apenas repasso mensagens e escrevo artigos orientados por essa filosofia. Eu faço o que prego. E, me esforço.
Não dá mesmo para suportar o sofrimento dos animais – tanto os que são abatidos como dos quais pilhamos  ovos, leite, mel, etc..
O preço do carnivorismo é muito mais que as doenças humanas – é a destruição do próprio planeta – e dor, muita dor causada aos animais. Muito triste.

Tenha um bom final de ano, com uma ceia livre de crueldade. Que 2015 chegue trazendo muitas realizações e principalmente, muita, muita saúde.


____________________


 "O homem tem feito, na Terra, um Inferno, para os Animais", Arthur Schopenhauer, filósofo alemão.
####################

Nenhum comentário:

Postar um comentário