Mentes que visitam

segunda-feira, 27 de maio de 2013

10 discursos de formatura famosos que valem para toda vida


Por Talita Abrantes

Conselhos memoráveis

Pelo menos até onde se tem notícia, as cerimônias de formatura das principais universidades americanas tendem a abrigar momentos memoráveis. E o diploma, a beca e a sensação de dever cumprido não são as únicas razões para isso.

Boa parte das instituições de ensino convidam personalidades para compartilhar suas experiências e dar dicas de carreira (e vida) para os recém-formados. Steve Jobs, Oprah Winfrey e até John Kennedy deram sua contribuição para momentos do tipo.

Entre os melhores discursos (eleitos anualmente pelas publicações americanas), EXAME.com selecionou 10 que trazem lições que podem (e devem) ser seguidas por todo profissional – independente do estágio em que está na carreira.


Sheryl Sandberg – Harvard Business School 2012

Dezessete anos após se formar em Harvard, a COO do Facebook Sheryl Sandberg compartilhou com a turma de 2012 do MBA de Harvard algumas das lições que aprendeu durante a própria trajetória profissional.

Lição 1: “Se te oferecerem um lugar em um foguete, não pergunte onde o assento fica”. De acordo com a COO do Facebook, este conselho foi dado por Eric Schimidt, então CEO do Google, quando ela estava em dúvida se aceitava ou não a proposta de trabalhar na empresa.

Lição 2: A metáfora de crescimento na carreira como subir uma escada não combina mais com uma estrutura corporativa cada vez menos hierárquica. Todos sobem, juntos. Para explicar isso, ela contou como contratou Lori Goler, então chefe de RH do Facebook. Em vez de focar nas próprias habilidades na hora de vender a si própria na entrevista, Lori perguntou à Sheryl “qual era o maior problema que ela enfrentava e como ela podia ajuda-la nisto”.

Lição 3: “Procure por oportunidades, procure por crescimento, procure por impacto, procure por missão. (…) Construa suas habilidades, não seu currículo. Avalie o que você pode fazer, não o cargo que darão a você. Faça trabalho de verdade”.




Salman Khan – MIT 2012
No ano passado, Salman Khan convidou os formandos do MIT a viver a vida como se ela fosse uma segunda chance e, com isso, redefinir o sentido de sucesso:

“Em 1962, você desejará ter passado mais tempo com seus filhos. Ter dito para sua esposa que você a amava com mais frequência. Ter tido mais chances de abraçar seus pais e dizer a eles o quanto você os apreciava antes da morte deles. Você gostaria de ter sorrido mais, gargalhado mais, dançado mais e criado mais. [Desejará] ter usado melhor os dons que lhe foram dados para “empoderar” outros e fazer o mundo melhor”.




Meryl Streep - Barnard College, Columbia University 2010

Depois de admitir bancar a especialistas em diferentes assuntos, Meryl Streep confidenciou para a turma de 2010 da Faculdade Barnard, da Universidade de Columbia, os seguintes conselhos:

1. "Esta é a sua vez e isso parece normal para voce. Mas, na verdade, não há nada normal. Há apenas mudança, resistência a isso, e então mais mudança"

2. "Eu posso afirmar que os prêmios tem pouca relevância para minha felicidade pessoal. Meu senso de bem estar e propósito no mundo vem de estudar o sentimento do mundo, a empatia com o meu trabalho. Isso vem de estar alerta, vivo e envolvido com as vidas das pessoas que amo no mundo mais amplo que precisam da minha ajuda,. Não importa o que você vê ou ouve de mim enquanto estou na TV segurando uma estateta, aquilo é atuação"




JK Rowling – Harvard University 2008

Depois de agradecer à Universidade de Harvard pelo peso perdido ao pensar na responsabilidade de fazer o discurso de formatura da turma de 2008 da Universidade de Harvard, JK Howling confidenciou à plateia as vantagens do fracasso.

Sim, segundo ela, perder e errar têm seu lado A. Embora não seja nada divertido passar por situações assim, ela afirma.

No entanto, para ela, o fracasso significou um desprendimento de tudo que não era essencial.

“Eu fui libertada, porque o maior medo que eu tinha aconteceu e eu continuava viva, tinha uma filha a quem eu adorava, uma velha máquina de escrever e uma grande ideia. Com isso, o fundo do poço se tornou o fundamento sólido sobre o qual reconstruí minha vida”, afirmou.

E, segundo ela, “você nunca conhecerá você verdadeiramente, ou a força dos seus relacionamentos, até ambos serem testados pela adversidade”.

De acordo com a escritora, a mudança do mundo está na força da imaginação. “Nós não precisamos de magia para mudar o mundo, nós já carregamos todo o poder que precisamos dentro de nós mesmos: podemos imaginar”.




Oprah Winfrey – Stanford 2008

Lição 1: Siga seus sentimentos. “Quando você faz o trabalho que você é destinado a fazer, você se sente bem e todo dia é um bônus, não importa o quanto você está sendo pago (...) Honre seu chamado. Todos tem um. (...) Propósito é o que traz verdadeira riqueza para a vida”.

Lição 2: Aprenda com os erros. “Todos nós tropeçamos. Todos nós temos nossos retrocessos. Se as coisas dão errado (…) é o jeito da vida dizer que é hora de mudar o curso. (…) Eu descobri que as dificuldades acontecem quando nós não prestamos atenção aos sussurros da vida.

Lição 3: Felicidade é doar os dons que recebeu. “Em nome de ser verdadeiramente feliz, você precisa viver com outros e tem que se posicionar por algo maior que você. Porque a vida é uma recíproca troca.”




Steve Jobs – Stanford 2005

Filho adotivo de um casal de operários e sem um diploma universitário, os primeiros anos da vida de Steve Jobs tinham todos os ingredientes para um futuro pouco promissor, segundo os olhos do senso comum. Veja o que ele contou aos formandos de Stanford, em 2005.

Lição 1: Siga sua curiosidade e intuição. Depois de deixar o curso de graduação, Jobs passou 18 meses de sua vida dedicando-se a cursar disciplinas que considerava interessantes. Com isso, foi parar no curso de caligrafia da instituição de ensino. "Se eu nunca tivesse entrado naquele simples curso na faculdade, o Mac nunca teria múltiplos tamanhos de letras ou fontes proporcionalmente espaçadas”, disse. “E já que o Windows copiou o Mac, é provável que nenhum computador pessoal as teria”.

Lição 2: Tenha fé de que tudo fará sentido no futuro. “Você não pode conectar os pontos olhando para frente; você apenas pode conectá-los olhando para trás”, disse. “Então, você precisa acreditar que os pontos, de alguma maneira, irão se conectar no futuro”.

Lição 3: Não tenha medo de recomeçar“Tenho certeza de que nada disso teria acontecido se eu não tivesse sido demitido da Apple”, afirmou. “Foi um remédio de gosto ruim, mas eu acredito que o paciente precisava dele. Algumas vezes, a vida bate com um tijolo na sua cabeça. Não perca a fé”.

Lição 4: Encontre um trabalho que você ame. "Como todo relacionamento, ele se tornará melhor e melhor conforme os anos forem passando. Então, continue procurando até você encontrar. Não sossegue”, disse.

Lição 5: Lembre-se que, um dia, irá morrer.“Seu tempo é limitado, então não o perca vivendo a vida de outra pessoa. Não seja preso pelo dogma – que é viver em função dos pensamentos de outros. Não deixe o barulho da opinião alheia tornar a sua voz interior inaudível”, disse. "Você já está nu. Não há nenhuma razão para não seguir seu coração”.




Bono Vox – Universidade da Pensilvânia 2004

Com uma introdução digna de uma estrela do rock que sabe como levar uma multidão inteira à loucura, Bono Vox, do U2, ensinou à turma de 2004 da Universidade da Pensilvânia que o mundo é mais maleável do que nós pensamos.

“Você não deve explicações para ninguém (...). Eu pensava que o futuro era algo sólido ou fixo, algo que você herda como um velho prédio e para onde você se muda como as gerações anteriores”, afirmou. Mas, segundo ele, esta ideia não é verdadeira. “O futuro não é fixo, ele é fluido. Você pode construir seu próprio prédio ou uma cabana”. 




Jon Stewart - College of Willian and Mary 2004

Segundo o comediante Jon Stewart, durante o tempo de faculdade, o conceito de sucesso e o que você precisa fazer para chegar lá é mais fácil: “Imagino que aqui todo mundo saiba exatamente qual é o número de créditos necessários para se graduar”.

Na vida depois da formatura, a história é outra. “Não há nenhum currículo principal. Tudo é uma ‘eletiva’. Os caminhos são infinitos e os resultados, incertos. (...) Faculdade é algo que você completa, vida é algo que você experimenta”.




John F. Kennedy – American University 1963
Cinco meses antes de ser assassinado, o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy compartilhou com os recém-formados da Universidade Americana alguns conselhos sobre a paz - em plena Guerra Fria:

“Nossos problemas são humanos – portanto, eles podem ser resolvidos por humanos. E um homem pode ser tão grande quanto ele quiser. Nenhum problema do destino humano está além dos seres humanos”. 




Michael Dell – The University of Texas Austin 2003

Não há vídeo disponível na internet do discurso que Michael Dell deu na formatura da turma de 2003 da Universidade de Texas Austin, mas é possível saber as lições que compartilhou na transcrição postada no site da universidade.

Lição 1: “É tempo de seguir para o que vem a frente. Mas você não pode deixar nada deter você de dar os primeiros passos. Você tem uma abundância de oportunidades atrás de você -mas não perca muito tempo tentando escolher a perfeita porque senão você perde a oportunidade certa. Reconheça que haverá falhas e que o aprendizado estará nos obstáculos. Você irá prender de seus erros e dos erros dos outros. Porque há pouco aprendizado no sucesso”.

Lição 2: “Assim que começar sua jornada, a primeira coisa que você deveria fazer é jogar fora o mapa que comprou em uma loja e começar a desenhar o seu próprio”

Lição 3: Seu caminho será pavimentado por relacionamentos. “Eu tenho experimentado muita sorte, mas nada disso teria acontecido sem as pessoas que compartilharam a própria sabedoria, o trabalho duro da equipe da Dell ao redor do mundo e o amor e apoio da minha família e amigos. Lembre-se: não existe sucesso feito por um só”

Lição 4: “Nunca seja a pessoa mais esperta na sala. Se você é, eu sugiro que você convide pessoas mais espertas ainda... ou encontre uma outra sala”

Um comentário:

  1. SENSACIONAL PAI!!! O do Jobs, claro, é o meu preferido =DDD Mas o da JK Rowling e da Meryl Streep estão entre os favoritos também agora. Amei o post, beijoks. AMO-TE

    ResponderExcluir