Mentes que visitam

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Imperialismo: Britânicos só não invadiram 22 países


O imperialismo britânicos invadiu de forma direta todos os países do mundo, com exceção de 22 Estados, ao longo da História, indica uma pesquisa acadêmica divulgada recentemente. No total, os britânicos invadiram em diversos momentos quase 90% de todos os países do mundo.


A análise integra o livro All the Countries We've Ever Invaded: And the Few We Never Got Round To, da autoria de Stuart Laycock.

O autor investigou todos os países, por ordem alfabética, analisando a sua história para determinar se, em qualquer altura, sofreram uma invasão militar do Reino Unido.

Para além dos países que integraram o Império britânico, a lista inclui todos os países em que foi estabelecida uma presença militar britânica, quer pela força, pela ameaça ou por negociação.

A lista contabiliza também os territórios que sofreram incursões de piratas britânicos ou exploradores armados, desde que tenham agido com a aprovação do governo.

No total, o investigador analisou os 192 membros das Nações Unidas bem como o Vaticano e o Kossovo, reconhecidos por Londres como Estados independentes.

Fora da presença de tropas do reino Unido ficaram apenas Andorra, Belarus, Bolívia, Burundi, República Centro Africana, Tchade, República do Congo, Guatemala, Costa do Marfim, Quirguistão, Liechtenstein, Luxemburgo, Mali, Ilhas Marshall, Mônaco, Mongólia, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Suécia, Tadjiquistão, Uzbequistão e Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário