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quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O PODER DAS REDES SOCIAIS


 



COMUNICAÇÃO E TENDÊNCIAS 

Emanuela da Silva


As redes sociais e as relações de consumo sem dúvidas se adaptaram às facilidades e agilidade dos meios virtuais. Além dos meios tradicionais, as redes sociais vêm se tornando um canal ágil e funcional quando o assunto é a relação compra e venda. Talvez a demora e a burocracia na solução dos problemas estejam motivando as pessoas a buscarem as redes sociais e compartilhar com os demais suas sugestões ou insatisfações.

O Jornal do Brasil apresentou uma pesquisa sobre o uso das redes ser mais eficaz para reclamações do que os Serviços de Atendimento aos Clientes (SACs) e o Procon. Problemas apontados no Twitter e Facebookpelos consumidores têm a solicitação atendida em minutos ou em até 24 horas. Sendo que em alguns casos, por telefone, levaria 10 dias através do SAC e 30 dias pelo Procon.

As empresas, preocupadas com a exposição negativa da marca, tentam solucionar os problemas de forma eficaz e garantir a boa imagem. Os fabricantes ou fornecedores de serviços procuram mensurar através das redes a aceitação do público, além de monitorar a concorrência.

E por falar em reclamações, um dos sites mais populares do Brasil é o Reclame Aqui, onde o internauta pode se cadastrar gratuitamente e relatar seu problema de compra, defeitos, entrega, serviços e qualidade de atendimento. Após o registro da reclamação, o site envia o caso à empresa, que tem a oportunidade de entrar em contato direto com o consumidor. Em 2011, o Reclame Aqui teve uma média de 7.000 reclamações por dia. Além disso, 200.000 usuários por dia, aproximadamente, utilizam o conteúdo do site como informação para sua decisão de compra.

Os dados acima demonstram a mudança no perfil do consumidor, que não fica esperando quieto pela posição dos órgãos responsáveis. Hoje, ele denuncia e compartilha este sentimento de indignação, frustração com outros usuários.

Veja alguns dos principais sites de reclamações:

Reclame Aqui
Reclamão
NuncaMais.Net
Denuncio
Você Reclama

Embora o uso das redes sociais solucione muitos problemas, em alguns casos faz-se necessário entrar em contato com o Procon e formalizar o pedido. Isso já é possível pelo próprio site do Procon da sua cidade.

É importante salientar que tudo isso só é possível graças ao espaço livre da Internet que permite milhares de pessoas estarem trocando idéias e informações e também exercendo a sua cidadania.

INTERNET, REDES SOCIAIS E CULTURA INÚTIL

Enquanto milhares de brasileiros estão em busca de soluções para seus problemas usando as redes sociais, outros compartilham meras futilidades, como: “A Luiza que está no Canadá” – que tornou-se um fenômeno nas redes sociais e na mídia tradicional -, a polêmica acerca do “estupro de vulnerável no BBB12”, Michel Teló na Europa, Litle Bird e muitos outros.

A internet ainda é um espaço para todos expressarem os gostos pessoais, portanto, cuidado com o que você compartilha. Este tema já foi abortado pelo C&T aqui e aqui. Se você não leu, aproveite para fazer uma boa leitura.

Fontes de pesquisa:

http://www.youtube.com/watch?v=eUvKRfmeRxM

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/10/consumidores-usam-redes-sociais-para-reclamar-de-empresas.html

http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/10/14/reclamacoes-em-redes-sociais-sao-mais-eficazes-que-em-sacs-e-procon/

http://www.reclameaqui.com.br/

Fonte da imagem:

maonarodablog.com.br

Um comentário:

  1. =D AMEI O POST, meu blogueiro preferido! Creio que a autora do texto tem toda razão ao destacar o poder e a influência destes novas espaços de socialização. Entretanto, é importante lembrar que o Facebook, o Twitter, etc não são REDES SOCIAIS e SIM SITES DE REDES SOCIAIS, ou seja, são ferramentas, espaços pelos quais redes de pessoas se expressam e atuam. O poder do Facebook está na enorme rede de PESSOAS que por meio dele se conecta e se organiza.

    Um site de rede social é um ambiente que apresenta algumas características específicas, mas ele não significa nada sem pessoas atuando criativamente e organizando redes de amigos, de interesses, de debates, etc ...

    Se há exemplos positivos do uso da internet, é sinal de que há pessoas com capacidade para organizar redes sociais voltadas ao bem estar social, ao desenvolvimento de ações que são, no fim, apenas fruto da natureza gregária do homem e da sua tendência de se unir em torno de uma causa. A internet serve para observarmos o comportamento humano pq é isso que a formata.

    Beijos da sua leitora mais fiel!!!

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